Confira 5 atividades físicas para iniciantes
Com a chegada da estação mais quente do ano, especialistas indicam práticas para iniciar e manter o compromisso com a saúde


No último 21 de dezembro, o verão chegou oficialmente ao Brasil, trazendo consigo temperaturas mais altas e um maior período de luminosidade. Para muitos brasileiros, este é o momento ideal para começar a se dedicar mais ao corpo e à mente, adotando a prática regular de atividades físicas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), adultos de 18 a 64 anos devem praticar entre 150 a 300 minutos de exercícios moderados por semana para garantir uma boa saúde. Porém, o maior desafio para quem está começando uma atividade física é superar a falta de motivação, como explica Geovani Silva, educador físico e coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário Integrado. “A falta de motivação para iniciar é um grande obstáculo. Quanto mais parado você está, mais difícil é de começar”, afirma Silva.
Dificuldades para manter a rotina de exercícios
Mesmo após começar uma prática regular de exercícios, muitas pessoas ainda enfrentam dificuldades para manter o compromisso com a atividade física. A rotina corrida, o desconforto inicial e até a falta de prazer nas modalidades podem afetar a continuidade, como ressalta Silva. Contudo, ele destaca os inúmeros benefícios que os exercícios podem proporcionar, como melhora na qualidade de vida, aumento da disposição, prevenção de doenças e auxílio na perda de peso e fortalecimento ósseo.
Superando o sedentarismo com persistência e orientação profissional
Para quem está começando, Silva recomenda paciência e persistência. “O corpo precisa de tempo para se adaptar. É normal sentir dores nos primeiros dias, mas o importante é não desistir”, orienta o educador. Ele também destaca a importância de buscar a orientação de um profissional, além de consultar um médico para uma avaliação física, especialmente para quem ficou muito tempo sem praticar atividades.
5 atividades físicas para iniciantes
Geovani Silva sugere algumas modalidades ideais para quem está começando a se exercitar e quer aproveitar o verão para sair do sedentarismo:
- Caminhada: Baixo impacto e fácil adaptação ao nível de condicionamento físico.
- Natação: Exercício de baixo impacto que melhora a saúde cardiovascular e respiratória.
- Pilates: Fortalece a região do core, melhora a flexibilidade e o controle motor.
- Ciclismo: Beneficia a saúde cardiovascular e fortalece a musculatura, sem sobrecarregar as articulações.
- Yoga: Além de aumentar a força e a flexibilidade, trabalha o equilíbrio e o bem-estar mental.
LEIA MAIS
6 dicas de atividades para pais e filhos nas férias
Queda no desemprego em 2024 é consistente, diz coordenadora do IBGE