São Paulo liderou com o maior número de empresas inadimplentes, aponta Serasa Experian
Total nacional registrou 7,0 milhões negócios no vermelho

A Serasa Experian, maior datatech do Brasil, divulgou recentemente dados alarmantes sobre a inadimplência das empresas no Brasil. Em novembro, o país registrou 7 milhões de empresas com contas negativadas, representando 31,9% do total de negócios existentes no país. O número de dívidas acumuladas chegou a 50,4 milhões, somando um valor impressionante de R$ 153,4 bilhões. Em média, cada CNPJ inadimplente possuía sete contas em atraso.
No Sudeste, São Paulo lidera com o maior número de empresas inadimplentes, com 37,6% do total de companhias do estado com dívidas. O Espírito Santo, por outro lado, teve a menor taxa de inadimplência, com 26,0% das empresas negativadas. Esses dados destacam as disparidades regionais no que diz respeito ao endividamento das empresas.
A especialista Camila Abdelmalack, economista da Serasa Experian, explica que a alta da taxa de juros tem dificultado o acesso das empresas ao crédito, tornando-o mais caro e restritivo. “Isso afeta diretamente a capacidade das empresas de gerenciar seu fluxo de caixa e cumprir suas obrigações financeiras. Além disso, os juros altos podem reduzir a demanda por produtos e serviços, criando um ciclo vicioso de inadimplência e crise financeira”, afirma.
O setor de serviços foi o mais afetado pela inadimplência, representando 55,1% dos atrasos. Já o comércio ficou em segundo lugar, com 35,6%. Em relação ao valor das dívidas, o setor de serviços também liderou, com 31,1% das pendências, seguido pelos bancos e cartões com 21,4%.
Inadimplência nas Micro e Pequenas Empresas (MPEs)
Um dado relevante da pesquisa é o impacto das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), que representam a maior parcela das empresas inadimplentes no país. Em novembro, 6,5 milhões de MPEs estavam com dívidas acumuladas de mais de R$ 131,8 bilhões. Esse grupo de empresas enfrentou uma média de sete contas em atraso, o que reflete a grave situação financeira enfrentada pelos pequenos negócios no Brasil.
Taxa de Inadimplência por Estado
A análise também revelou as taxas de inadimplência por Unidade Federativa (UF), com Alagoas liderando o ranking, com 41,7% das empresas do estado inadimplentes. Roraima e o Distrito Federal ocuparam o segundo e terceiro lugares, com 40,8% e 40,4% das empresas com pendências financeiras, respectivamente.
Oportunidades de Regularização das Dívidas
Para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs), a Serasa Experian oferece o portal Limpa Nome PJ, onde é possível renegociar dívidas com condições especiais, além de acessar diversos serviços para melhorar a saúde financeira do negócio. A plataforma também oferece acesso ao Score PJ, permitindo que os empreendedores acompanhem e melhorem a pontuação de crédito de suas empresas.
Metodologia
O Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian avalia o número de empresas brasileiras que possuem pelo menos um compromisso financeiro vencido e não pago, considerando os dados apurados no último dia de cada mês. O indicador é segmentado por UF, porte da empresa e setor de atividade.
Para mais informações sobre a série histórica do indicador, acesse o portal da Serasa Experian.
Clique aqui para acessar o Limpa Nome PJ e regularizar as dívidas da sua empresa.
LEIA MAIS
Vale oferta mais de 100 vagas de emprego
Oracle abre oportunidades de carreira em TI e outras áreas no Brasil