O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou um vídeo com conteúdo considerado racista que mostra o ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira-dama Michelle Obama retratados como macacos. A publicação foi feita na rede social Truth Social e provocou forte reação de líderes democratas e aliados do casal.
O vídeo, com cerca de um minuto, repete alegações falsas de fraude eleitoral em 2020, envolvendo a empresa Dominion Voting Systems, já desmentidas pela Justiça americana. Ao final da gravação, os rostos de Barack e Michelle Obama aparecem sobrepostos a imagens de macacos, ao som da música “The Lion Sleeps Tonight”, conhecida pelo filme O Rei Leão. Veja.
Democratas condenam publicação de Trump
O gabinete do governador da Califórnia, Gavin Newsom, classificou a postagem como um “comportamento repugnante” e pediu que republicanos também denunciem o conteúdo. Newsom é apontado como um dos possíveis candidatos democratas à presidência em 2028.
O ex-conselheiro de Segurança Nacional Ben Rhodes, aliado próximo de Obama, também criticou a publicação. Segundo ele, o vídeo reforça ataques racistas e será lembrado negativamente na história política dos Estados Unidos.
Barack Obama foi o primeiro presidente negro dos EUA e apoiou Kamala Harris na eleição presidencial de 2024, vencida por Trump.
LEIA MAIS
Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Jarinu
Grupo de adolescentes invade condomínio em Jundiaí e furta relógio após burlar portaria


