EconomiaJundiaíTrânsito

Asfalto ecológico traz melhorias para regiões rurais de Jundiaí

Chegada do asfalto ecológico melhora transporte de produtos em região rural e impulsiona economia.

O produtor rural Antônio José Marzullo teve problemas, durante anos, para fazer o transporte da uva produzida em sua propriedade, por causa das estradas de terra. “Tinha que andar devagar com o caminhão para a fruta não estragar, para que ela chegasse inteira aos nossos clientes”, lembra. “Isso sem falar das vezes em que o caminhão ficava atolado na terra e dos gastos que tínhamos com a suspensão do veículo.”

Mas a realidade do produtor hoje é outra. Desde o ano passado, o bairro em que ele vive e mantém sua plantação de uva, São José da Pedra Santa, recebeu asfalto ecológico pelo programa Caminhos Sustentáveis, desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí com atenção à zona rural da cidade.

E se antes, com a chuva, o atoleiro atrapalhava a vida do Antônio, em tempos secos outro problema surgia: “Era tanto pó que eu chegava a perder parte da uva que plantava, pois a terra avançava sobre a minha plantação”, diz ele, ao lado de seus campos de uva. Ao ano, Antônio chega a produzir 15 mil caixas da fruta e vende para diferentes cidades do Estado, como Campinas, São Paulo e Ribeirão Preto.

“Além de melhorar a vida das pessoas, dando mais qualidade de vida, o asfalto também favorece a economia nas áreas rurais onde se encontram muitos agricultores e suas famílias”, explica o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. “A melhoria na infraestrutura tem de caminhar junto com a evolução da economia, tornando Jundiaí melhor para quem trabalha e produz aqui e mais atrativa para a vinda de outras empresas, gerando mais empregos.”

Asfalto ecológico

O gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa, lembra que foram feitos investimentos em asfalto em todas as regiões de Jundiaí. “Na área rural, utilizamos o asfalto ecológico, que gera mais economia e oferece qualidade superior ao pavimento”, declara. “A durabilidade do material é estimada em 10 anos.”

Os investimentos da Prefeitura de Jundiaí no programa Caminhos Sustentáveis levaram asfalto ecológico para 45 quilômetros de vias rurais de Jundiaí. Além do São José da Pedra Santa, outros bairros foram atendidos, como Champirra, Corrupira, Terra Nova, Jardim Copacabana e Rio Acima. Em todos esses bairros o investimento é de R$ 13 milhões.

Moradores e produtores satisfeitos

A exemplo do Antônio, sua prima Glaucia Marzullo elogia a vinda do asfalto ao São José da Pedra Santa. “Minha sogra achava que ia morrer sem ver esse benefício aqui, mas ele veio e hoje estamos muito satisfeitos”, explica. “Para quem tem problema de respiração, todo aquele pó que levantava era horrível.”

Luiz Alberto Giasset produz verduras e lembra que seu carro, usado para o transporte do produto, costumava quebrar por causa da estrada de terra. “A verdura é vendida o ano inteiro e, por isso, preciso usar o carro para o transporte todo o dia. Com o asfalto, ficou muito melhor trafegar por aqui.”

LEIA TAMBÉM

Jundiaí já prepara plano pós-covid diz Gestor de Saúde da cidade

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios