Parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo com a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), apresentou na noite de terça-feira (21) o estudo “Jundiaí sob o olhar do IFSP – Projetos e Estudos Turísticos”, resultado do trabalho dos alunos do curso de Gestão de Turismo.
O gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, salientou a importância do trabalho desenvolvido. “Agradecemos pela escolha de Jundiaí como case, é importante para nós, que fazemos políticas públicas, ter dados que possam mensurar as políticas que já temos e, quem sabe, a partir desse estudo, pensar em outras necessidades que ainda não tenhamos vislumbrado”.
Duração do estudo
O trabalho foi desenvolvido durante dois semestres letivos, com levantamento de informações, pesquisas e reuniões. No planejamento turístico, Jundiaí tem a característica da espontaneidade da uva niágara rosada que nasceu em Jundiaí, por conta de uma mutação genética natural. “A cidade busca certificação e o selo da indicação geográfica e nosso projeto é justamente para trazer uma valorização em busca desta indicação”, explicou a chefe da monitoria, Mariane Ferraz.
Foram 16 projetos entre banca e pré-banca, que geraram um livro com os resultados para fornecer para o município e comunidade. Desses, três foram escolhidos para apresentar: Creative Tour, experiências criativas para a cidade; Jundiaí, É Logo Ali, com roteiros turísticos e Jundiaí Al Dente, que apresenta vídeos institucionais das Rotas Turísticas.
Durante o levantamento dos dados e desenvolvimento do trabalho, o grupo contou com o apoio do Departamento de Fomento ao Turismo. “Trabalhos práticos são de grande importância. Olhar para o turismo é importante para desenvolver o conceito de desenvolvimento. Ficamos felizes com esse olhar para Jundiaí. As propostas vão contribuir muito com a cidade”, comentou a diretora do departamento, Marcela Moro.
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