Itatiba

Itatiba comemora 164 anos de emancipação política

As comemorações iniciaram dia 28 de outubro

A cidade de Itatiba comemora nesta segunda-feira, dia 01 de novembro, os seus 164 anos de emancipação política. O município era um bairro de Jundiaí.

A Prefeitura de Itatiba iniciou a celebração da data com alguns eventos desde a última quinta, 28/10, com o lançamento de duas ações para fomentar o turismo local.

O projeto foi apresentado com o apoio da Rota das Bandeiras, e que mostra as principais atrações de Itatiba, tanto ao público local quanto aos turistas externos.

Também foi lançada oficialmente sinalização turística na Rodovia Romildo Prado, a Itatiba-Louveira. Na manhã de sábado, às 10h, o Jardim das Nações ganhou seu Centro Cultural “Roger Muniz”, importante ponto para ações de cultura, especialmente as ligadas à tradição do samba do bairro.

No domingo, o Parque Luís Latorre recebeu a festa de aniversário da cidade, com lazer e gastronomia, em formato adequado aos protocolos sanitários atuais vigentes, inclusive o uso de máscara será obrigatório.

Também nesta segunda-feira, pela manhã, serão entregues as obras de revitalização do Cemitério da Saudade, que passará a contar com nova sinalização de ruas e instalações como a Capela de Velas, bem como da nova arborização.

A História de Itatiba

Foi no território de Jundiaí, nos seus limites com antigas Vilas de Atibaia, Bragança e Campinas, que teve início a história da ocupação e posterior fundação da cidade de Itatiba.

Até meados do século XVIII (por volta de 1750), esta área não era ainda ocupada pelo homem, mas isso não significa que ela fosse desconhecida.

Como exemplo desse fato, sabemos que desde os idos de 1700, o Rio Atibaia já era utilizado para a navegação, servindo como meio de transporte para pessoas e mercadorias entre uma vila e outra.

Aos poucos, portanto, o nosso território foi sendo “descoberto”, conhecido e reconhecido pelos povos de Atibaia, Bragança e Jundiaí.

Programação completa Itatiba 164 anos

28/10/21, quinta-feira
– Lançamento do novo folder com atrações turísticas de Itatiba
– Lançamento das novas placas de sinalização turística na Rodovia Romildo Prado, a Itatiba-Louveira

30/10/21, sábado, 10h
– Entrega do Centro Cultural “Roger Muniz”, no Jardim das Nações

31/10/21, domingo, das 10h às 18h
– Festa dos 164 Anos de Itatiba no Parque Luís Latorre
– 18h – Missa de Ação de Graças pelo Aniversário da Cidade na Basílica Menor de Nossa Senhora do Belém

01/11/21, segunda-feira
10h – Entrega da Revitalização do Cemitério Municipal
14h – Aniversário do Mercado Municipal “Dona Lica” com a presença do Música em Movimento especial – apresentação do Duo Lucy Bananas (a partir da praça da Bandeira, finalizando no Mercadão)

Parque volta a receber festa de aniversário

Os 164 anos de Itatiba serão celebrados com a tradicional festa de aniversário no Parque Luís Latorre, neste domingo, 31/10 , com uma programação variada para todas as idades. O evento começa às 10h, com a abertura da praça de alimentação e brinquedos infláveis para as crianças. Ao meio-dia, se apresenta ao público a Corporação Musical Santa Cecília, que também retorna às suas atividades.

Os shows ficam por conta da cantora Lilian Ximenes e grupo, às 13h, seguida de Badú Perrone às 15h. Para o encerramento, às 17h, haverá uma apresentação especial da Banda Regimental da Polícia Militar de Campinas, que promete abrilhantar ainda mais a festa. O encerramento está previsto para as 18 horas. Seis entidades mais o Fundo Social de Solidariedade irão compor a praça de alimentação. Neste ano, no cardápio da festa estão os seguintes pratos:

Associação Divina Providência: Cabidela, arroz branco e batata frita; lanche de cabidela e outros, porção de coxinhas

Casa Espirita Mãos Estendidas CEME: Fogaça salgada e doce

Fundo Social de Solidariedade: Espetinhos de carne, linguiça, frango e cachorro quente

Instituto Phala: Macarrão na chapa e misto quente com bacon

Instituto Passo a Passo: Pastel, quibe e doces

Loja Maçônica Estrela de Itatiba: Frango frito com polenta, batata frita e pipoca gourmet

Trilhas: Lanche e doces cristalizados

LEIA TAMBÉM

Jundiaí terá primeiro crematório no Memorial Parque da Paz

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios