Geral

Compras de e-commerce via Pix crescem 281%

Em um ano, compradores utilizaram a modalidade em 64,4% das compras feitas em sites eletrônicos

Uma pesquisa realizada pela consultoria Gmattos, e divulgada nesta última semana, revela que as compras em e-commerce foram feitas 281% a mais via PIX, entre janeiro de 2021 e 2022. Se há um ano, esta modalidade de pagamento era de 16,9% no comércio eletrônico, no mês passado este número saltou para 64,4%.

O pagamento via Pix, nos meios eletrônicos, está somente atrás do cartão de crédito, opção usada em 98,3% das operações, e do boleto bancário, usado em 74,6% dos pagamentos. O levantamento analisou 59 lojas online, o que representa 85% do comércio eletrônico do País.

Para o economista e diretor financeiro do Popibank, Marcelo Pereira, o Pix deve se tornar, brevemente, o segundo meio de pagamento mais popular nos comércios online do Brasil. “Ele é vantajoso para o cliente que tem o seu processo de entrega agilizado. Além disso,podemos levar em consideração que o boleto bancário pode levar até dois dias úteis para ser compensado”, acrecita.

Parcelamento via Pix

O crescimento do Pix deve ter uma alavancagem ainda maior com o futuro lançamento da opção de parcelamento. “Quando tivermos a opção de Pix parcelado eu acredito que será um grande impulsionador para que ele ultrapasse a opção pel boleto. Só não deverá passar o cartão de crédito, pois embora seja uma opção com taxas mais altas para as empresas, seguirá sendo a mais utilizada pelos usuários devido à possibilidade de realizar a compra mesmo sem ter dinheiro disponível no momento”, pontua..

Crescimento total

Em um ano, não foi apenas nas lojas online que o pagamento instantâneo teve uma grande aceitação. De acordo com dados do Banco Central do Brasil, de janeiro de 2021 para janeiro de 2022, cresceu em 105% o número de pessoas jurídicas cadastradas no Pix. No total, o aumento foi de 3.987.196 usuários para 8.203.985.

LEIA TAMBÉM

Compras por e-commerce crescem 76% no Brasil

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios