Direitos HumanosItupeva

Semana da Mulher começa com palestra sobre violência

Uma série de eventos irão ocorrer ao longo da semana

Uma palestra ministrada pela terapeuta Marcela Nascimento, da Faculdade Anhanguera, foi realizada na tarde desta segunda-feira (7), em ambiente virtual em Itupeva. O evento fez parte do cronograma de ações com o tema central: violência contra mulher.

Essa iniciativa da Prefeitura de Itupeva conta com a integração das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Gestão e Esporte.

Ao longo da palestra, Marcela Nascimento abordou sobre os tipos de violência contra a mulher, tanto em âmbito familiar quanto profissional, além de cuidados da saúde mental.

“Trabalhamos a questão de consciência da mulher sobre os tipos de violência (física, psicológica, moral, sexual e patrimonial). Além disso, detalhamos as estatísticas; o perfil do agressor; o ciclo desta agressão; os sinais de uma relação tóxica; como agir em relação à violência; procurar ajuda através do telefone 180 (Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos), bem como as consequências; acarretando pela busca por atendimento médico e terapêutico, entre outros assuntos”, comentou a terapeuta.

A secretaria de Desenvolvimento Social, Aline Alves, acompanhou a palestra e destacou o quanto essa temática é fundamental ser debatida. “Esse assunto precisa ser debatido constantemente, justamente por isso definimos uma programação que contará com ações ao longo do mês de março. Além do que, abordar este tema é fundamental para informar às mulheres sobre seus direitos”, disse.

A Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) atuou diretamente na organização do evento e acredita que a Educação é a chave para a mudança de cultura, quando se trata do assunto abordado, ou seja, a violência contra mulher. “Por isso, a EGDS apoia e incentiva esse tipo de ação, tanto dentro do Serviço Público quanto para os munícipes, levando ao nosso público conhecimento que favoreça dotá-los de meios para a mudança necessária dentro desse cenário”, afirmou a professora da EGDS, Daniele Júlia Nascimento Marti.

Programação

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itupeva preparou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher, mas também de iniciativa de conscientização.

“O intuito desta ação é fortalecer a mulher em diferentes contextos da sociedade, destacando o respeito para que ela se sinta empoderada, questione e se coloque a frente das situações do cotidiano”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves.

Na prática, o Painel Interativo Check List da Mulher Empoderada é destinado a todas as mulheres que frequentam ou aquelas que passarem por este equipamento de Proteção Social Básica.

O painel está montado na recepção do CRAS e aquelas que tiverem a intenção de participar poderão preenche-lo, de acordo com as letras de ‘A a Z’, com palavras que representam os sentimentos e atitudes frente às situações do cotidiano, principalmente voltadas ao amor próprio, autoestima, cuidado, questionamento, fortalecimento, enfrentamento à violência, entre outros.

Quem participou da ação nesta manhã foi a moradora do Jardim Guiomar, Juliana Moraes dos Santos, que escolheu a palavra zelo. “Eu escolhi a palavra zelo, que representa o cuidado. Essa iniciativa da Prefeitura foi extremamente importante, pois leva em consideração o papel da mulher e o quanto é fundamental na sociedade”, disse.

Essa ação seguirá ao longo do mês e a participação das mulheres poderá ocorrer de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, mediante acompanhamento da equipe técnica do CRAS, que funciona na rua Miguel dos Santos, 324, no Parque das Hortênsias.

LEIA TAMBÉM

Bazar do Voluntariado do HSV volta a acontecer no Dia da Mulher

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios