O Rei do futebol, Pelé estava internado havia um mês para tratamento de um câncer no cólon, mas não resistiu e foi a óbito nesta quinta-feira (29), à progressão da doença oncológica, utilizada no boletim médico acerca do câncer de cólon tratado desde o ano passado.
Desenvolvimento do Câncer de Cólon
Como todos os outros tecidos e órgãos do corpo, o cólon e o reto são formados por células que se dividem e se reproduzem de forma ordenada e controlada. Mas quando acontece alguma alteração, pode ser produzido um excesso de tecido que dá origem ao tumor, podendo ser benigno ou maligno.
O câncer pode desenvolver, comprimindo e até invadindo órgãos à sua volta. Outro fator é que as células cancerosas podem se desprender e se espalhar por meio da corrente sanguínea e/ou vasos linfáticos. Quando isso acontece, o câncer migra para outras partes do corpo, como o fígado, nódulos linfáticos, pulmão e ossos.
No entanto, o tumor pode ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos, com grandes chances de cura. Por isso a importância da detecção precoce.
Quais os sintomas?
Entre os sintomas mais comuns da doença sejam dor abdominal, é preciso ficar atendo a alteração do hábito intestinal, como: sangramento, desejo incontrolável para evacuar e/ou sensação de que o intestino não esvaziou completamente.
- Mudança injustificada de hábito intestinal;
- Diarreia ou prisão de ventre recorrentes;
- Sangue nas fezes (pode ser de coloração clara ou escura);
- Evacuações dolorosas;
- Afinamento das fezes;
- Constante flatulência (gases);
- Desconforto gástrico;
- Sensação de constipação intestinal;
- Perda injustificada de peso;
- Cansaço constante.
Diagnóstico do câncer de cólon e reto
Cabe ao paciente contar seus sinais e sintomas em uma primeira avaliação médica, podendo resultar em exames clínicos, incluindo o toque retal.
Além disso, outros exames são necessários para detectar o câncer colorretal: amostra de fezes, colonoscopia e radiografia.
Tratamentos
O tratamento será decidido conforme a extensão da doença, idade da pessoa, histórico e estado de saúde.
Entre os meios de tratamento existem quatro possíveis para o câncer de cólon: radioterapia, cirurgia, quimioterapia e imunoterapia. Pode ocorrer uma combinação desses métodos para o tratamento.
Prevenção
- O aumento na ingestão de fibras, vegetais e frutas.
- Manter o peso corporal adequado
- Praticar exercícios físicos
- Diminuir o consumo de bebidas alcoílicas
- Ter cuidado com alto consumo de carnes processadas e gorduras
VEJA TAMBÉM: Luto: O mundo do futebol chora com a morte de Pelé