Defesa Civil inicia Operação Chuvas de Verão em Jundiaí
O plano foi formulado de maneira intersetorial e baseado em análises de cenários de riscos, monitoramento de dados meteorológicos, hidrológicos, geológicos e na gestão inteligente de recursos

Para minimizar os riscos e impactos causados pelas chuvas nessa época, a Defesa Civil de Jundiaí iniciou, por meio de um decreto municipal, a Operação Chuvas de Verão referente aos anos de 2023 e 2024.
De acordo com as informações, o plano foi formulado de maneira intersetorial e baseado em análises de cenários de riscos, monitoramento de dados meteorológicos, hidrológicos, geológicos e na gestão inteligente de recursos.
o Coordenador da Defesa Civil, coronel João Osório Gimenez Germano, lembrou o fato do continente estar sob influência do fenômeno El Niño.
“Os dados mostram que, assim como o período de estiagem está cada vez mais seco, a época de chuvas está cada vez mais chuvosa, com maior volume em um curto espaço de tempo. Pela periculosidade dessa condição, há a necessidade de maior atenção e planejamento do poder público para realizar ações preventivas”
Sendo assim, o Decreto também institui a Força Tarefa Municipal para monitoramento e atuação preventiva em casos de riscos decorrentes das chuvas típicas do período, bem como para execução dos planos de ação em casos de urgências e emergências em áreas de risco, em razão de desastres naturais, enchentes, alagamentos, inundação, deslizamento, desmoronamento, corrimento de massa e outros prejuízos à população.
Leia mais
Carreta derruba poste e interdita avenida em Jundiaí