JundiaíSaúde

Busca ativa de novos casos de Tuberculose tem inicio em Jundiaí

Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), iniciou a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de Tuberculose. A primeira fase vai até o dia 30 deste mês.

A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado.

No Município, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família ocorre a oferta de exame para pessoas que apresentam sintomas suspeitos para a doença: tosse por mais de três semanas, podendo haver sangue; dor no peito ao respirar ou tossir; febre baixa geralmente à tarde; suor noturno; cansaço; falta de apetite; sensação de falta de ar; e perda de peso sem causa aparente.

A Tuberculose atinge principalmente os pulmões – forma pulmonar. Outros órgãos também podem ser afetados, como rins, ossos, olhos, entre outros, sendo denominada como Tuberculose extrapulmonar.

Casos

Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos. Desses, 29 foram de Tuberculose pulmonar. Em 2023, foram 218 ocorrências (186 pulmonares), com cinco óbitos.

Anualmente, a campanha ocorre nos meses de março e setembro. No ano passado, a ação resultou na realização de 2.186 exames, sendo 25 positivos.

Leia mais

Para evitar acidentes em casa, CPFL Piratininga dá dicas para segurança à população

Construtora está com vagas de início imediato para obra viária na região de Jundiaí

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios