Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
Com mais de 22,7 mil casos este ano, a cidade continua enfrentando desafios no combate ao mosquito transmissor da doença
A luta contra a dengue em Jundiaí continua sem trégua. Com mais de 22,7 mil casos registrados neste ano, a cidade intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), ligada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), já realizou mais de 123 mil ações desde janeiro, visitando mais de 83 mil imóveis e realizando centenas de investigações epidemiológicas.
As ações incluem a vistoria em pontos estratégicos e campanhas de conscientização, que seguem um plano intensificado após o pior cenário já registrado em 2023, com 16 óbitos por dengue. A gerente da VISAM, Ana Lúcia de Castro Silva, alerta sobre a importância de eliminar locais que possam acumular água, já que o mosquito se prolifera principalmente em temperaturas acima de 24°C e após chuvas.
“Os criadouros do Aedes aegypti ainda predominam nos quintais das residências. Os pratos de vaso são os principais focos, seguidos por materiais inservíveis como latas, garrafas e lixo”, destaca a biomédica.
Bairros em risco e a importância da colaboração da população
A cidade tem focado em bairros com maior risco de novos casos, como Jardim Tamoio, Santa Gertrudes, Jardim do Lago, e Vila Rami. Embora as ações do poder público continuem, o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, enfatiza que a colaboração da população é essencial para evitar um cenário semelhante ao da epidemia, com centenas de infectados.
Checklist contra a dengue: como a população pode ajudar
Para ajudar na eliminação dos criadouros, a Prefeitura disponibiliza um checklist em seu site com orientações para os moradores:
- Lixo: não deixe espalhado e descarte corretamente.
- Plantas: retire os pratinhos dos vasos.
- Vasos sanitários: mantenha tampados ou dê descarga semanalmente.
- Garrafas: mantenha cobertas ou viradas para baixo.
- Calhas: limpas e sem obstruções.
- Piscinas e caixas d’água: mantê-las sempre limpas e vedadas.
- Pneus e lonas: armazenar corretamente e evitar acúmulo de água.
LEIA MAIS
Homem é baleado em Jundiaí após discussão em adega
Cacau Show abre diversas vagas de emprego; confira