JundiaíPolícia

Simulado de Emergência em aeroporto registra tempo recorde em atendimentos

O evento contou com o Simulado de Emergência Aeronáutica que foi realizado no Aeroporto de Jundiaí, e retratou toda a movimentação em tempo real de um acidente aéreo

A Rede VOA realizou nesta sexta-feira (22) o encerramento da Semana de Segurança Aeroportuária, que contou com diferentes ações para capacitação dos órgãos de segurança em relação à atuação no sítio aeroportuário.

O evento contou com o Simulado de Emergência Aeronáutica que foi realizado no Aeroporto de Jundiaí, e retratou toda a movimentação em tempo real de um acidente aéreo.

O evento serviu para treinamento dos guardas que terão uma nova sede a partir de dezembro e contará com Defesa Civil, SAMU/SAEC e Guarda Municipal de Jundiaí.

A ação contou com a utilização do caminhão de bombeiros para conter o fogo da aeronave, uma Grand Caravan disponibilizada pela Azul Conecta, e retirada das vítimas, que foram divididas de acordo com a gravidade dos ferimentos e atendidas no próprio local do suposto acidente. Após o primeiro atendimento, elas foram encaminhadas ao Hospital São Vicente de Paulo por comboios do SAMU guiados por agentes de trânsito.

Toda a operação foi realizada em tempo recorde. As primeiras viaturas do Corpo de Bombeiros chegaram 5 minutos após a constatação do acidente, e as ambulâncias do SAMU apenas 8 minutos após o acionamento. A triagem e primeiros socorros foram realizadas em 30 minutos, e as vítimas levaram mais 9 minutos no percurso entre o aeroporto e o hospital, um tempo considerado excelente pelo Coordenador Médico do SAMU Jundiai, Marcelo Okamura.

“O simulado e toda a semana de segurança aeroportuária visam a integração de laços com os entes públicos de emergência, para melhorias em atendimentos reais e a criação de laços entre estes comandos para sempre prestar o melhor e mais rápido atendimento à população”, comenta o CEO da Rede VOA, Marcel Moure.

A cerimônia de encerramento contou com a presença de todos os órgãos que são acionados em casos de acidente aéreo, como Corpo de Bombeiros, SAMU, Defesa Civil de Jundiaí e Várzea Paulista, Polícia Militar, Divisão Florestal da GMJ, além do Departamento de Trânsito da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), que prestou todo o apoio para isolar a área e fazer as escoltas das viaturas e ambulâncias, além da equipe de Resposta e Emergência e de Operações Aeroportuárias da Rede VOA.

Para selar a parceria dos integrantes do CIES e outras instituições, cada representante responsável pelos seus grupamentos receberam uma das mãos do Cel. Michel, CEO do grupo VOA.

Leia mais

Jundiai prepara plano para mitigar transtornos das chuvas

Jundiaí lança Operação Chuvas de Verão para prevenir danos das chuvas intensas

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios