
Técnicos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí realizaram uma visita ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e ao Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos (SAEC), com o objetivo de promover uma maior integração entre as equipes dessas unidades e os profissionais da própria UGPS. A ação busca estreitar laços e criar uma unidade de trabalho mais eficiente para atender às necessidades dos munícipes.
O médico e gestor da UGPS, Dr. Adolfo Martin da Silva, destacou a importância dessa visita para entender o funcionamento dos serviços e a realidade dos profissionais. “Conhecer as pessoas, ver os colaboradores e entender o trabalho de cada um é fundamental. Estamos aqui para ouvir os servidores que prestam esses serviços essenciais, pois eles sabem o que é necessário para melhorar e atender melhor à população”, afirmou.
Atualmente, o SAMU realiza cerca de 3.000 atendimentos mensais, com 1.700 ocorrências, sendo as mais frequentes as de natureza clínica e traumática. A equipe técnica da UGPS também visitou o SAEC, responsável pelo transporte especializado de pacientes para consultas, terapias e exames. O SAEC funciona nas mesmas instalações do SAMU e, juntos, os serviços compartilham treinamentos e educação permanente.
No entanto, durante a visita, foram identificados problemas estruturais no prédio e na frota de ambulâncias do SAEC. Muitas das ambulâncias já ultrapassaram 500 mil quilômetros rodados, o que compromete a qualidade do atendimento. O prefeito Gustavo Martinelli havia solicitado anteriormente a renovação da frota e reafirmou seu compromisso com a questão. “Estamos trabalhando para substituir as ambulâncias e resolver os problemas estruturais identificados. O atual estado das ambulâncias é inaceitável”, garantiu Dr. Adolfo.
LEIA MAIS
Homem é preso por importunação sexual em supermercado
Empregos em Jundiaí: Confira as vagas abertas em diversas áreas