Jundiaí capacita agricultores para prevenir e combater incêndios em áreas rurais
A atividade foi realizada no Instituto Agronômico (IAC) e reuniu agricultores do município, além de representantes da Divisão Florestal da Guarda Municipal

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Defesa Civil, promoveu um curso de capacitação voltado à prevenção e combate a incêndios em zonas rurais. Realizada no Instituto Agronômico (IAC), a ação reuniu agricultores locais e representantes da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, UGAAT, UGPUMA e da Rede Integrada de Emergência (RINEM).
Com foco prático e direto, o curso orientou os participantes sobre como agir diante de focos de incêndio, destacando a importância de uma resposta rápida. “O fogo começa pequeno, mas pode se espalhar com rapidez e causar grandes prejuízos. Preparar o produtor rural é uma estratégia essencial de prevenção”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, coronel Gimenez.
A programação contou com palestras técnicas e uma atividade prática com simulações reais de combate ao fogo e aplicação de protocolos de segurança.
Presente na capacitação, Renê Tomasetto, presidente da Associação Agrícola de Jundiaí, reforçou a relevância da iniciativa. “Já tivemos perdas expressivas com incêndios. Muitas propriedades ficam próximas a pastagens ou áreas de preservação, e o fogo pode chegar sem aviso, especialmente vindo de rodovias. Precisamos estar preparados”, disse.
Segundo a Defesa Civil, o período de estiagem exige atenção redobrada. A baixa umidade e a vegetação seca aumentam o risco de incêndios, tornando a capacitação preventiva uma ferramenta estratégica para proteger vidas, plantações e o meio ambiente.
LEIA MAIS
Agosto quente nos streamings: veja veja os lançamentos
Hopi Hari oferece entrada gratuita para advogados durante o mês de agosto