Polícia

Operação prende mais de 230 agressores e reforça combate à violência contra mulheres

Ação mobiliza 1,5 mil policiais e segue em andamento em todo o estado

A Polícia Civil de São Paulo prendeu 233 pessoas suspeitas de crimes de violência doméstica e familiar contra mulheres durante a Operação Ano Novo, Vida Nova, realizada entre a noite de segunda-feira (29) e a manhã desta terça-feira (30). A ofensiva segue em andamento, com cumprimento de mandados judiciais em diversas regiões do estado.

Coordenada pela Secretaria da Segurança Pública em parceria com a Secretaria de Políticas para a Mulher, a operação envolve cerca de 1,5 mil policiais e 450 viaturas. Segundo o governo estadual, novas prisões ainda podem ocorrer ao longo do dia.

De acordo com a Polícia Civil, os alvos da ação são investigados ou condenados por agressões físicas, ameaças, crimes contra a honra e outras formas de violência doméstica. As Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) atuam diretamente na operação, junto com unidades da capital e do interior.

A Secretaria de Políticas para a Mulher informou que, até outubro, cerca de 11 mil agressores haviam sido presos no estado. Com as ações concentradas de novembro e dezembro, o número deve chegar a 13 mil detenções em 2025.

Especialistas da Polícia Civil destacam que a retirada desses suspeitos de circulação é estratégica para prevenir crimes mais graves, como o feminicídio, frequentemente precedido por um histórico de agressões e ameaças.

A operação ocorre em um cenário de alta nos registros de feminicídio, especialmente na capital paulista, que encerra 2025 com o maior número de casos desde o início da série histórica, em 2015. Casos recentes de grande repercussão reforçaram o alerta das autoridades para a necessidade de denúncias e ações preventivas.

A Polícia Civil reforça que vítimas e testemunhas podem procurar as delegacias, especialmente as DDMs, para registrar ocorrências e solicitar medidas protetivas.

LEIA MAIS

Ano Novo triplica volume de lixo e Prefeitura pede colaboração em Jundiaí

Jovem é preso por tráfico de drogas e polícia apreende cerca de 2 kg de entorpecentes

 

 

 

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios