JundiaíMeio Ambiente

DAE realiza plantio de 12 mil mudas nativas

A DAE Jundiaí deu início ao plantio de 12 mil mudas nativas no entorno da represa e em propriedades rurais que integram a Bacia do rio Jundiaí Mirim, principal manancial de abastecimento do município. O objetivo é restaurar áreas que foram degradadas em função de obras para ampliação dos sistemas de redes de água e esgoto na cidade.

Os projetos em propriedades nos bairros Roseira, Ivoturucaia e Caxambu, além da Bacia do rio Capivari, no Mato Dentro, ocorrem por meio do Programa Nascentes Jundiaí, realizado em parceria com a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) da Prefeitura de Jundiaí.

“Serão plantadas 10 mil mudas em oito propriedades rurais inscritas no programa. Alem disso,  mais duas mil mudas em um projeto de enriquecimento florestal, em uma área localizada entre as represas de Acumulação e Captação. Esta ação busca ligar fragmentos florestais já presentes na área”, detalha o diretor de Mananciais da DAE, Martim Ribeiro. Estes locais receberão manutenção e monitoramento até a restauração completa.

O Programa Nascentes é focado na conservação e recuperação de mananciais no município. Sendo assim,  incrementa os serviços ambientais relacionados, principalmente, à qualidade e disponibilidade da água. Por meio da união de empresas, poder público e proprietários rurais, tem por objetivo reflorestar as Áreas de Preservação Permanente (APP). Isso representa proteção aos rios, córregos e nascentes.

“Estes plantios são relativos ao pagamento de passivos ambientais, ou seja, compensações ambientais geradas por obras que visam à universalização do sistema sanitário no município”, complementa.

LEIA TAMBÉM

Homem atingido por raio continua internado no HSV

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios