GuarujáObrasSantos

Ligações secas são analisadas pelo Ministério da Infraestrutura

A ponte seria a mais viável, porém o túnel submerso também é uma possibilidade

A tão esperada ligação seca entre Santos e Guarujá continua indefinida. O capítulo da vez é que um novo projeto para a construção de uma ponte ligando as duas cidades foi entregue pelo Governo de São Paulo para o Ministério da Infraestrutura.

A diferença é que teve um reposicionamento e aumento da distância entre os pilares. A Secretaria de Logística e Transporte fez a entrega ao órgão do Governo Federal e caso ele seja aprovado, a Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta/Imigrantes, é quem executará a obra. De acordo com a pasta estadual, a obra já pode começar, mas depende da aprovação do Minfra para ser iniciada.

Essa é a terceira vez que a empresa revisita o projeto para atender a todos os requisitos necessários de implantação da interligação entre as duas cidades. O primeiro projeto contava com 320 metros de vão. Uma nova proposta foi trabalhava e, no segundo projeto, o vão passou a ser de 400 metros.

No novo estudo, houve um reposicionamento e um aumento da distância entre os pilares da ponte. A alteração resultou em um vão principal de 750 metros, com altura de 85 metros a partir do nível do mar. As medidas, de acordo com o Governo de São Paulo, eliminam qualquer interferência operacional atual.

A Ponte

O projeto novo conta com uma infraestrutura projetada com 7,5 km de extensão, sendo 1,1 km de travessia em ponte pênsil e o restante em viadutos. A proposta conecta a Via Anchieta, na altura do km 64, à Rodovia Cônego Domênico Rangoni, no km 250.

Por não se tratar de uma obra contratual, a concessionária submeteu todos os estudos à avaliação da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). O projeto passará por uma análise cuidadosa, segundo o Ministério, e também por uma verificação por parte dos autores do projeto sobre os apontamentos indicados durante a entrega do novo estudo.

Túnel submerso

A outra possibilidade da ligação seca entre Santos e Guarujá seria um túnel submerso. Ele seria construído no lado santista na área do Macuco e os acessos seriam pelas avenidas Mário Covas e Senador Dantas. No lado guarujaense o acesso seria por Vicente de Carvalho.

Créditos: Projeto Vou de Túnel

Nele além dos caminhões, carros, motos, ciclovia, ônibus e até mesmo o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), poderiam passar no trecho de 1,7 Km subterrâneo sem implicar com a navegação dos navios que acessam o Canal do Porto.

O Ministério da Infraestrutura informou que o projeto será avaliado juntamente com a alternativa de túnel, para que seja definida a solução mais adequada, tanto em relação ao custo quanto ao prazo, seja no âmbito do projeto de desestatização do Porto ou não.

Na sua última visita à Santos, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas esteve acompanhado de outros políticos da Região e disse que “A possibilidade é total. A gente está estudando isso com muito afinco; a gente verifica que cabe dentro da concessão.”

Leia também

Obras do VLT mudam o trânsito

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo