Mais 500 mil doses da CoronaVac chegam à São Paulo
A estimativa é que mais de 10 milhões de doses já estejam prontas


São Paulo recebeu nesta segunda-feira (28), mais 500 mil doses da CoronaVac, vacina contra o coronavírus produzida pelo laboratório Sinovac junto com o Instituto Butantan. Elas desembarcaram no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos e este é o quinto desembarque com os imunizantes.
A previsão é de que até quarta-feira (30), mais 1,5 milhão de doses devem vir e assim totalizar 10,6 milhões de doses do imunizante. O primeiro lote com 120 mil doses chegou ao Brasil no dia 19 de novembro. O segundo carregamento, com 600 litros a granel do insumo, correspondente a um milhão de doses, desembarcou em 3 de dezembro. Já a terceira remessa, com 2 milhões de doses, foi recebida em 18 de dezembro.
Na véspera de Natal (24), São Paulo recebeu a maior carga de 5,5 milhões de doses composta por 2,1 milhões na forma pronta para aplicação e mais 2,1 mil litros de insumos, correspondentes a 3,4 milhões de doses que serão envasadas na fábrica do Butantan. A carga com o maior lote de imunizantes foi recebida no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior do estado.
O governo de São Paulo anunciou na última quarta-feira (23) que a CoronaVac é eficaz, mas adiou novamente a divulgação dos resultados da terceira fase de testes. A comprovação da eficácia é necessária para que a vacina seja aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A previsão agora de entrega vai até 7 de janeiro. Mas apesar dos atrasos, segue mantida a data do início da vacinação. Ela está marcada para o dia 25 de janeiro.
Leia também