Penitenciária Feminina de São Vicente está com obras atrasadas
Elas devem ficar prontas ao longo de 2021
A Penitenciária Feminina de São Vicente deveria ter as obras finalizadas. Porém elas sofreram atraso e a entrega deve ocorrer ao longo de 2021. Esta é a primeira unidade do gênero em toda a Baixada Santista e está localizada às margens da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no Jardim Rio Branco, Área Continental da cidade.
A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), explicou que o motivo do atraso se deve à Ecovias, concessionária responsável pela via em permitir que uma tubulação do emissário de esgoto e um acesso à unidade prisional pudessem ser construídas.
Segundo a pasta “as licenças já foram obtidas e as obras estão em andamento”. Já a Ecovias informou que cumpriu todas as exigências de análise da documentação necessária e que o trâmite ocorreu de forma normal. Mas que manteve constantes conversas com a SAP para agilizar as aprovações e evitar qualquer tipo de impasse.
Como vai ser a Penitenciária?
A unidade de São Vicente está sendo construída respeitando todas as necessidades das mulheres, principalmente quando questões ligadas à saúde são destacadas.
“Além da área de saúde específica para a mulher, elas dispõem de um setor destinado à amamentação, já sendo inauguradas com creche, biblioteca, playground onde as crianças brincam em dias de visita, pavilhão de trabalho, além de setores destinados à saúde e visita íntima”, informa a pasta.
Com a abertura da Penitenciária Feminina de São Vicente, a Cidade poderá ter uma população carcerária de mais de 5,8 mil pessoas. Mas é necessário que sejam mantidos os moldes de encarceramento das três unidades masculinas, que ficam no Samaritá, também na Área Continental.
Com informações do Diário do Litoral
Leia também