

O Plano Municipal de Vacina Contra a COVID-19 foi anunciado pela Prefeitura de Bertioga. E assim como outras cidades do Estado de São Paulo já informaram, a previsão do início é a partir de 25 de janeiro, uma segunda-feira.
A Administração Municipal vai seguir o Plano Estadual de Imunização, só que é necessário aguardar a confirmação do governo paulista para enviar as doses necessárias. A previsão é que nesta primeira etapa sejam imunizados 1.591 profissionais da saúde e 7.798 idosos. No caso da terceira idade, a imunização será feita de forma escalonada conforme a idade, a partir do dia 8 de fevereiro.
Já as pessoas acamadas terão de fazer o agendamento para receber a vacina contra o coronavírus. Para isso deve ligar para a unidade de saúde responsável. Depois a Vigilância Sanitária vai entrar em contato para confirmar com o paciente a aplicação das duas doses necessárias.
Futuros procedimentos
O prefeito de Bertioga, Caio Matheus (PSDB) falou em sua live nas redes sociais que a cidade está preparada para a campanha, que ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde e de Estratégia de Saúde da Família. A cidade contará com seis postos fixos e o atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
No geral serão 98 profissionais vão estar envolvidos na campanha. Um posto volante irá percorrer os bairros que não tem unidade de saúde. O cronograma prevê ainda a realização de um dia “D” de vacinação, em um sábado, com data à definir.
Nesta quarta-feira (13), técnicos da Secretaria de Saúde do município vão participar de uma videoconferência com o Grupo de Vigilância Epidemiológica da Baixada Santista para tratar sobre o Plano de Vacinação contra a COVID-19 em nível regional.
Confira o calendário de vacinação em Bertioga:
- Trabalhadores da saúde: 25 de janeiro (início da 1ª dose) e 15 de fevereiro (início da 2ª dose)
- Pessoas com 75 anos de idade ou mais: 8 de fevereiro (1ª dose) e 1º de março (2ª dose)
- Público de 70 a 74: 15 de fevereiro (1ª dose) e 8 de março (2ª dose)
- Gente de 65 a 69: 22 de fevereiro (1ª dose) e 15 de março (2ª dose)
- Para pessoas com 60 a 64: 1º de março (1ª dose) e 22 de março (2ª dose)
Leia também