

O Convento Nossa Senhora da Conceição, em Itanhaém, poderá fazer parte do roteiro turístico da cidade, mas também da Baixada Santista. A deputada federal Rosana Valle (PSB) vai liberar R$ 200 mil em emenda para obra emergencial de restauração do altar da igreja. Também serão recolocadas as peças de arte sacra que foram furtadas no final dos anos 1990.
Tratam-se de colunas salomônicas, além de castiçais e outras peças, que foram recuperadas pela Polícia Federal, em São Paulo, em ação conjunta com o Ministério Público Federal de Minas Gerais.
Na quarta-feira (10), a parlamentar levará ao ministro do Turismo, Gilson Machado, que virá ao Guarujá, pedido para o restauro completo do Convento, mas também da igreja. O valor orçado está em R$ 12 milhões.
Desde 2018 o local está fechado, já que foi vítima de vandalismo, saques e abandono. “Temos que resgatar este belíssimo patrimônio para o turismo e também para a comunidade. O Brasil não pode perder este tesouro histórico e religioso”, disse a parlamentar.
A certeza de que é preciso ajudar uma das primeiras igrejas do Brasil e referência na história da região ficou clara a partir da visita, nesta terça-feira (9), da deputada federal Rosana Valle (PSB); do prefeito Tiago Cervantes; do bispo diocesano Dom Tarcisio Scaramussa; membros da Mitra Diocesana; do coordenador do projeto de restauração, arquiteto Jaime Calixto; do advogado Dari de Paula Júnior, entre outros envolvidos no resgate deste importante patrimônio que ainda reúne obras de arte sacra do século 16.
Leia também
Escola Radical de Surf abre inscrições