Somente 55% dos idosos se vacinaram contra a COVID-19
Dados preocupam as autoridades de São Vicente
Passado quase um mês do início da campanha de vacinação contra a COVID-19, São Vicente registrou que somente 55% dos idosos acima de 90 anos já se imunizaram. Das 1.440 pessoas que estão nesta faixa etária, só 796 receberam a primeira dose da vacina.
Por conta disso, a Secretaria de Saúde da cidade faz um apelo para que toda a terceira idade com 90 ou mais vá às unidades de saúde e sejam imunizados. Mas também há o apelo para que familiares ou acompanhantes dos idosos os levem para imunizar.
É o que fala a diretora da Vigilância em Saúde de São Vicente, Luciana Schiavetti. “É muito importante que os idosos acima dos 90 anos tomem a vacina, pois as chances de adquirir a doença caem bastante, e se contraírem, a vacina diminui muito a chance de adquirir a forma grave da COVID-19”.
Vale ressaltar que a Sesau destinou dois locais exclusivos para a vacinação de idosos: o Fundo Social de Solidariedade (FSS), na Rua Benedito Calixto, 205, no Centro (Área Insular), e a Subprefeitura, localizada na Avenida Ulisses Guimarães, 211, no Jardim Rio Branco (Área Continental).
Mas para garantir ainda mais agilidade, comodidade e conforto aos idosos, estes locais contam com sistema drive-thru, no qual os profissionais de saúde aplicam o imunizante sem que o idoso precise descer do veículo. O horário de funcionamento é das 9h às 15h30. No local, há também agentes da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans) orientando o tráfego.
Além disso, as vacinas contra a Covid-19 são aplicadas nas 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), sempre das 9h às 15h30.
Leia também
Vacinação em massa: a escolha de Serrana e os objetivos da iniciativa