Gilberto BBB 21: dos sonhos com Lucas as teorias de economia
Durante a semana Gilberto disse que sonhou com Lucas, que desistiu do BBB 21. O pernambucano contou sobre o sonho para Lumena, enquanto os dois conversavam no banheiro da casa.
“Sonhei com ele e estava sorrindo e feliz. Ele voltava pra casa mas não me beijava. Fiquei indignado”, contou Gilberto, rindo. O pernambucano contou ainda que essa não foi a primeira vez que sonhou com Lucas no confinamento.
Teoria de economia
Mas não e só. Gilberto Nogueira do BBB21 que é doutorando em economista arriscou, durante o programa da semana, uma pequena aula sobre o tema e colocou em pauta a Curva de Phillips, teoria que mostra a relação entre desemprego e inflação.
A curva leva o nome do economista A. W. Phillips e fala sobre o impacto da população empregada nos preços da economia. Fica fácil de entender ao imaginar uma crise econômica, como a pandemia do coronavírus.
Ao primeiro baque na economia, empresários tendem a reduzir custos cortando pessoal. Em grandes crises, esse efeito faz subir o índice de desemprego no país e diminui a renda da população.
Com menos dinheiro no bolso e menor disposição a consumir, há redução de demanda em todos os mercados. É preciso, assim, que empresários baixem os preços para garantir faturamento – entra aqui outro conceito básico da economia, a lei da oferta e demanda.
Nesse cenário descrito, a curva de Phillips está montada: com mais desemprego, a renda é menor e os preços tendem a cair. Em outras palavras, quanto maior o desemprego, menores os índices de inflação. E vice-versa.
Em sua explicação, contudo, Gilberto menciona a emissão de moeda, que seria justamente o outro lado dessa teoria.
Com a palavra os economistas
Muitos economistas entendem que a emissão de moeda e esse reforço de renda aumentam a disposição de consumo da população. O mesmo efeito tem a diminuição do desemprego, que aumenta a renda e dá conforto para gastar com itens além do básico para sobrevivência.
Nesses cenários, seja pela emissão de moeda para distribuição de renda ou pelo aumento do emprego, a demanda por bens e serviços aumenta, levando também o preço para cima. Menos desemprego, assim, significaria mais inflação.
A curva de Phillips foi criada há mais de 60 anos e passou por revisões ao longo desse tempo. Ficou claro que a teoria fazia sentido em janelas de período mais curtas e excluindo determinadas situações que ocorrem na economia real.
LEIA TAMBÉM