Pres. da CBF: Globo e patrocinadores não querem lockdown no futebol
Em imagens vazadas para as redes sociais, mandatário diz que nenhum torneio nacional vai parar


O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, participou de uma reunião com presidentes de alguns clubes brasileiros e um dos temas discutidos foi a paralisação das competições nacionais, como a Copa do Brasil. Ele descartou qualquer possibilidade do esporte parar, mesmo com a pandemia do coronavírus estar no pior momento.
O encontro por vídeo chamada aconteceu no último dia 10 de março e foi feito com presidentes dos clubes das Séries A e B do futebol brasileiro e enquanto alguns estaduais, como o Paulista, Goiano, Mineiro e Cearense pararam as atividades, o presidente da CBF defendeu que os jogos devem seguir, em se tratando de competições nacionais. Partidas da Copa do Brasil já estão marcadas.
Eu vou mandar no futebol brasileiro e vou determinar que vai ter competição. Porque vocês estão f… se não tiver. Eu assumo o ônus por todos vocês – disse Caboclo aos presidentes de clubes.
Motivos
Um dos motivos alegados para a continuação do futebol no Brasil se deve a emissora detentora dos direitos de transmissão, no caso a Rede Globo e também aos patrocinadores, onde segundo ele, não querem que o futebol pare.
Eu não abrirei mão, a não ser sob doutorado dos senhores, de jogar as competições nacionais, o que repercutirá nas internacionais e incorporará as estaduais… Então, por gentileza, vamos pensar agora: nós podemos parar o futebol? A Rede Globo não quer. Eu estou assegurando que não. Ninguém quer, seus patrocinadores não querem. E, se parar, sabe quando nós temos a segurança de dizer que a gente pode voltar? Nunca. No dia em que o governador do Mauricio disser que pode. No dia em que o prefeito de São Nunca disser que pode… Eu não vou estar à mercê de nenhum deles”, comentou.
Em certa parte da reunião, houve o seguinte diálogo entre o presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, e Rogério Caboclo.
Galiotte – Podemos voltar a discutir esse assunto em outro momento?
Caboclo – Não, por que em outro momento?
Galiotte – Porque acho que a discussão é um pouco mais ampla, mas vou encerrar aqui a minha colocação.
Caboclo – Ótimo.
Resposta da Globo
“Como vem fazendo desde o início da pandemia há mais de um ano, a Globo segue respeitando as orientações dadas pelas autoridades competentes e acompanhando as decisões dos organizadores das competições. Entendemos que o momento é de cautela, e que a prioridade é a segurança de todos. Vamos seguir e respeitar todos os protocolos que forem definidos e decididos pelas entidades.”