PolíticaSaúde

População e governadores reagem a pronunciamento de Bolsonaro

Em várias cidades um panelaço foi feito criticando as quase 300 mil mortes por Covid-19

O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) nessa terça-feira (23), onde falou das vacinas e do combate ao coronavírus, gerou reações da população e de governadores. Enquanto os brasileiros promoveram panelaços, criticando a falta de medidas preventivas contra a Covid-19, e as quase 300 mil mortes registradas no Brasil, os governadores o chamaram de genocida. Só nessa terça, mais de 3 mil mortes foram registradas em 24 horas, um triste recorde.

Panelaços foram ouvidos em diversas cidades brasileiras, criticando o presidente.

Por todo o Brasil, a população promoveu panelaços como forma de protesto contra o presidente Jair Bolsonaro Todos criticam a falta de medidas do Governo Federal para combater a Covid-19. No pronunciamento Bolsonaro ocorrido no rádio e na TV, relacionou ações de governo para aquisição de vacinas e disse que estão “garantidas” 500 milhões de doses até o fim do ano.

Só que no mesmo dia, o próprio Ministério da Saúde reduziu a previsão de vacinas contra a Covid-19 que serão entregues pelos fabricantes no próximo mês. Além de bater as panelas nas janelas, os manifestantes também gritaram palavras de ordem como “Fora, Bolsonaro!” e chamaram o presidente de “genocida”.

Políticos

Vários governadores e outros políticos também criticaram o pronunciamento de Jair Bolsonaro. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), principal adversário político do presidente, disse que “faltou vergonha e verdade” no pronunciamento.

O deputado federal Rodrigo Maia (DEM) também falou que Bolsonaro estava “nitidamente acuado” durante o pronunciamento. “Não mudou nada. Continua, infelizmente, patrocinando a morte de milhares de brasileiros”. Também houveram críticas dos deputados federais Kim Kataguiri (DEM, Alessandro Molon (PSB) e Marcelo Freixo (PSOL), onde acusaram o presidente pelas mortes por Covid-19 que os brasileiros sofreram.

Mas a declaração contundente foi dada pela deputada federal Tabata Amaral. Nas redes sociais ela disse que ” viu o pronunciamento do Presidente e confesso que já nem sei mais o que pensar. Alguém consegue me explicar como é que Bolsonaro mente tão descaradamente sobre absolutamente tudo sem causar uma revolta generalizada? Que apatia é essa que tomou conta de parte da nossa população?, questionou.

Só que contrariando todas as críticas, a deputada Carla Zambelli (PSL) saiu em defesa de Jair Bolsonaro. “O Presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento em Rede Nacional para transmitir à população as informações VERDADEIRAS sobre a situação da vacinação no Brasil. Nosso país é o 5° país do mundo em número de vacinas aplicadas e já comprou mais de 500 milhões de doses”.

Leia também

Bolsonaro promete vacina para todos brasileiros

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo