Meio AmbienteSantos

Hipermercado de Santos é intimado por vazamento de óleo

Uma grande mancha foi vista no Canal 6

Equipes da Prefeitura de Santos e outros órgãos trabalharam para descobrir a origem do óleo que vazou nesta terça-feira (4). Um hipermercado no bairro da Aparecida foi o responsável pelo prejuízo ambiental e ele terá de fazer a limpeza de um quilômetro na rede de drenagem.

O incidente aconteceu nas primeiras horas da manhã. Equipes das secretaria de Meio Ambiente e de Serviços Públicos, junto com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Cetesb e Porto de Santos participaram da operação. A missão era evitar que o óleo fosse até a praia.

Ainda assim, segundo o Ibama, a substância chegou ao mar. Mas por se tratar de material volátil, a tendência é que se dissipe ao longo dos dias. “Não há problema nesse momento, ninguém precisa ficar preocupado, pois toda a segurança foi pensada dentro das ações e exigências que deveriam ser tomadas junto à empresa. De imediato, foram instaladas mantas e barreiras absorventes, fechada a comporta que liga o canal e o mar, e feita a vistoria”, afirmou a chefe do Ibama em Santos, Ana Angélica Alabarce.

Origem do óleo

Segundo informações, o vazamento de óleo foi provocado por uma das mangueiras de um gerador que estava desgastada por falta de manutenção. Começou por volta das 2h e os órgãos ambientais e de segurança foram acionados por volta das 7h30.

“Foi um problema no tanque de combustível que serve para abastecer o sistema de gerador do prédio. Como ocorreu na madrugada, a equipe do hipermercado só identificou o vazamento pela manhã e não percebeu a dimensão do ocorrido”, disse o coordenador de riscos da Defesa Civil de Santos, José Carlos Turziani da Silva.

A limpeza do canal e das galerias, a cargo do grupo empresarial, é realizada pela empresa Hidroclean, que executa serviços emergenciais no Porto de Santos. O trabalho é feito com auxílio de caminhão hidrovaco. O serviço continua nesta quarta-feira (5).

No entanto o hipermercado terá de executar imediatamente a limpeza de um quilômetro de rede de drenagem e de trecho de 300 metros da Avenida Coronel Joaquim Montenegro (Canal 6).

LEIA TAMBÉM

Canal de Santos tem vazamento de óleo e gera preocupação

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo