Gastronomia

A coxinha tem o seu dia de comemoração

Se tem um alimento que é indispensável em qualquer festa e está sempre presente nos bares, restaurantes, padarias e em lanchonetes é a coxinha. E o salgado tem o seu dia de comemoração. O 18 de maio é o dia deste alimento tão pequeno, mas tão saboroso ser celebrado.

A coxinha pode ser adaptada pelos mais variados sabores. Mas lógico que o sabor mais degustado é o de frango com catupiry. A origem do salgado teria surgido na cidade de Limeira, Interior de São Paulo, mais precisamente na Fazenda Morro Azul. Segundo o livro ‘História, Lendas e Curiosidades da Gastronomia’, era lá que vivia a Princesa Isabel e a família.

O filho da Princesa Isabel só comia coxas de frango e dispensava as outras partes do frango. Aí a cozinheira, como via que faltavam as coxas, resolveu então desfiar todo o frango, moldou uma massa com batata e farinha e assim teria criado a primeira coxinha do Brasil.

Quando o príncipe, filho da Princesa Isabel, comeu, amou tanto que a notícia se espalhou pela cidade. Assim a receita foi repassada para a cozinha imperial. Assim ela se popularizou tanto que se tornou um dos alimentos mais queridos do Brasil.

Passaram-se os anos e a coxinha foi ganhando vários sabores, novos tamanhos e sendo versátil. O salgado pode ser consumido em diversas refeições e certamente é um dos mais carismáticos.

LEIA TAMBÉM

Consumo de vinho dispara na pandemia

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo