MundoSaúde

Vacina anticâncer é desenvolvida e gera esperança

Segundo pesquisadores, o imunizante, além de matar o tumor, também promove a imunização

O mundo está em busca da aquisição da vacina contra a Covid-19 para que toda população seja imunizada. No entanto não dá para esquecer de outras doenças fatais, como o câncer. Coincidentemente, cientistas e pesquisadores também vem buscando soluções mais práticas e seguras para quem sofre da doença. E a esperança pode vir do Canadá, onde uma vacina anticancer está sendo desenvolvida.

O imunizante está sendo desenvolvido pela Universidade de Montreal e a ideia do imunizante é infectar e destruir especificamente as células cancerígenas sem tocar nas células saudáveis. Os testes dessa vacina contêm vírus modificados e já se mostraram eficazes em camundongos

Publicado pela revista científica Nature, as pesquisas mostram como foi criado uma vacina personalizada e eficaz, que combina o vírus oncolíticos com pequenas moléculas sintéticas (peptídeos) específicas para o câncer alvo.

“Para que uma vacina induza uma resposta imunológica, ela deve conter elementos que estimulem as células do sistema imunológico – os famosos glóbulos brancos”, explica Marie-Claude Bourgeois-Daigneault, pesquisadora do Centro de Pesquisa do Hospital da Universidade de Montreal – CRCHUM, que comanda o estudo.

Esses vírus podem até estimular o sistema imunológico para que fique bem armado para reconhecer e matar células malignas, esse processo é conhecido como imunoterapia. “Esses elementos, chamados adjuvantes, são ingredientes de todas as vacinas.
Eles permitem que o corpo humano perceba o perigo potencial e contenha a ameaça enviando seu exército de células imunológicas. Nossa abordagem consiste em usar vírus oncolíticos para estimular essa resposta imune e direcioná-la ao câncer. Para ter sucesso, criamos uma vacina misturando vírus com peptídeos sintéticos (antígenos) que se assemelham ao câncer visado”, afirmou a pesquisadora.
LEIA TAMBÉM
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo