O mundo está em busca da aquisição da vacina contra a Covid-19 para que toda população seja imunizada. No entanto não dá para esquecer de outras doenças fatais, como o câncer. Coincidentemente, cientistas e pesquisadores também vem buscando soluções mais práticas e seguras para quem sofre da doença. E a esperança pode vir do Canadá, onde uma vacina anticancer está sendo desenvolvida.
O imunizante está sendo desenvolvido pela Universidade de Montreal e a ideia do imunizante é infectar e destruir especificamente as células cancerígenas sem tocar nas células saudáveis. Os testes dessa vacina contêm vírus modificados e já se mostraram eficazes em camundongos
Publicado pela revista científica Nature, as pesquisas mostram como foi criado uma vacina personalizada e eficaz, que combina o vírus oncolíticos com pequenas moléculas sintéticas (peptídeos) específicas para o câncer alvo.
“Para que uma vacina induza uma resposta imunológica, ela deve conter elementos que estimulem as células do sistema imunológico – os famosos glóbulos brancos”, explica Marie-Claude Bourgeois-Daigneault, pesquisadora do Centro de Pesquisa do Hospital da Universidade de Montreal – CRCHUM, que comanda o estudo.