IguapeObrasTurismo

Ministros realizam entrega de prédios em Iguape

Além do Litoral Sul, eles também passaram por outras cidades do Vale do Ribeira

Iguape recebeu neste final de semana as visitas dos ministros do Turismo, Gilson Machado Neto e da Saúde, Marcelo Queiroga. Eles participaram do ato de entrega de prédios restaurados do Paço Municipal e Sobrado dos Toledos.

A obra de restauração de infraestrutura e conservação dos espaços ocorria desde julho de 2018 e foi realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, programa do Governo Federal, com execução do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A primeira parada dos ministros foi o Paço Municipal, localizado na Rua Quinze de novembro, no Centro Histórico da cidade, por volta das 10h30. Eles participaram do corte da fita inaugural do espaço e fizeram o descerramento de placa.

Por volta das 11h, ele seguiram até o Sobrado dos Toledos, na Rua Jeremias Junior, onde também inauguraram o local e se pronunciaram sobre as entregas. Além dos ministros, em ambas as cerimônias participaram o prefeito da cidade, Wilson Almeida Lima, secretário Especial de Cultura, Mário Frias, a presidente do Iphan, Larissa Peixoto, e o Mosart Aragão, assessor Especial da presidência.

Conheça a histórias dos prédios restaurados

O sobrado que abriga o Paço Municipal foi construído na segunda metade do Século XIX, pelo comendador Luis Álvares da Silva. Depois o prédio sediou o Club Beneficente e Recreativo Iguapense e a Câmara Municipal, vindo a ser adquirido pela prefeitura em 1945. Desde então, passou a funcionar como Paço Municipal.

Já o Sobrado dos Toledos foi residência de José Carlos de Toledo, no Século XIX, durante o ciclo do arroz. O prédio foi doado pelos herdeiros, em 1931, ao Santuário de Iguape, para que abrigasse romeiros durante as festividades do Bom Jesus. Depois disso, o prédio sediou diversos empreendimentos e, atualmente, encontra-se em ruínas, restando apenas a fachada original.

Os dois edifícios estão localizados na área do conjunto histórico de Iguape, tombada pelo Iphan. As duas intervenções se somam à restauração da Antiga Casa de Fundição, concluída em dezembro de 2015, com recursos de R$ 837 mil, também pelo PAC Cidades Históricas.

LEIA TAMBÉM
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo