

Mesmo no feriado de Corpus Christi, Guarujá vai prosseguir com a vacinação contra a Covid-19. A Prefeitura confirmou a informação e as imunizações serão feitas na quinta-feira (3) e sexta-feira (4). Todas as imunizações serão aplicadas no Ginásio Guaibê.
De acordo com a administração, o feriado será voltado para atender os trabalhadores portuários, inclusos no novo público-alvo na última terça-feira (1º), e ampliar a cobertura vacinal de segundas doses. A Prefeitura de Guarujá explica que existem pelo menos 3.500 pessoas deveriam ter retornado aos postos para completar o ciclo de imunização. Mas até o momento não se vacinaram.
Nas datas, outros públicos poderão receber a primeira dose da vacina. São eles:
- idosos de 60 anos ou mais;
- pessoas de 40 anos ou mais com comorbidades ou deficiência permanente;
- grávidas e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) com comorbidades;
- adultos com síndrome de down, pacientes renais em diálise e transplantados imunossuprimidos,
- profissionais de educação com 47 anos ou mais que atuam em Guarujá
- motoristas do transporte público coletivo
A Administração explica que para receber o imunizante, o morador deve apresentar um documento com foto, CPF e comprovante de residência. Além desses documentos, as grávidas com comorbidades devem levar o cartão pré-natal, laudo ou declaração médica que comprovem a doença preexistente. Para as puérperas, a exigência é semelhante, mas com a diferença que precisam comprovar que estão dentro dos 45 dias pós-parto, seja via cartão pré-natal ou pela certidão de nascimento do bebê.
Aqueles que tem doenças preexistentes deve apresentar laudo ou declaração médica que ateste a doença, inclusa na relação de comorbidades do Ministério da Saúde. Já as pessoas com deficiência permanente precisam comprovar que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).