São VicenteSaúde

São Vicente em luto. Cidade chega a mil mortes por Covid-19

Cidade vive um colapso na saúde

Uma triste marca foi alcançada em São Vicente nesse domingo (20). A cidade registrou 1.007 mortes causadas pela Covid-19 e se juntou a Guarujá e Santos, que passaram de mil óbitos desde o começo da pandemia do coronavírus.

O prefeito da cidade, Kayo Amado (Podemos) se manifestou lamentando sobre as mais de mil pessoas que perderam suas vidas. Mais do que números, as vítimas deixaram familiares e amigos em luto e órfãos. Eram pessoas que lutavam por sonhos e ainda tinham missões a serem cumpridas.

“É um cenário que me entristece. Estamos fazendo nossa parte incansavelmente, fiscalizando, orientando, notificando, multando e o principal, vacinando. O que eu peço para cada cidadão vicentino é muito simples: se cuide, use máscara, álcool gel, evite aglomerações e, quando chegar sua vez, venha se vacinar. Tenham certeza de que estamos do mesmo lado, o lado da vida”, escreveu nas redes sociais.

São Vicente e a pandemia

Segundo a Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau), até o momento, foram com 17.429 casos positivos, 18.979 negativos e 921 exames no aguardo de resultado.

Na ala Covid do município, que funciona dentro do Hospital São José, 32 pacientes estão internados. Ao todo, 22 leitos de enfermaria estão ocupados, de um total de 37 vagas disponíveis. Isso representa 59% da capacidade. Mas nos leitos de UTI, todos os 10 leitos estão ocupados.

A Prefeitura de São Vicente diz que tenta, junto ao Governo do Estado, a ativação do PS da Linha Vermelha. A unidade foi construída pela antiga gestão. Só que até o momento não está funcionando. A sugestão do prefeito é que o Estado custeie a unidade, que possibilitaria a ampliação de mais 60 leitos Covid-19 para atender vicentinos, mas também toda a Baixada Santista.

LEIA TAMBÉM

186 casos de Covid e 9 mortes em 24hrs na Baixada Santista

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo