O Ministério da Saúde informou que cidades da Baixada Santista aplicaram 460 doses já vencidas da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca. Somente Bertioga alegou que não recebeu doses fora do prazo de validade da AstraZeneca. Por todo o Brasil foram 26 mil doses aplicadas com o prazo vencido e 1.532 municípios teriam feito as aplicações.
Só que as cidades discordam dos dados relatados após reportagem publicada pela Folha de S. Paulo, nesta sexta-feira (2). Santos foi citada como a primeira que mais aplicou doses da vacina AstraZeneca fora da validade. Além disso, o município também estaria entre as 10 primeiras do ranking nacional de aplicação da vacina. Os dados são do Ministério da Saúde.
Na cidade houveram 358 doses fora da validade aplicadas. A maioria das imunizações teriam ocorrido no Hospital dos Estivadores. As doses da vacina AstraZeneca, que estavam vencidas pertenciam a oito lotes e a metade era do Instituto Serum, da Índia. A outra parte foi da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A validade de uma acabava no dia 29 de março, enquanto a outra terminava no dia 4 de junho.
Resposta
Outras cidades
Já a Prefeitura de São Vicente esclareceu que recebeu o lote 4120Z005 e distribuiu as doses nas unidades em fevereiro. Contido, como ela vencia em 14 de abril não estavam vencidas. Já os lotes CTMAV520, CTMAV501 e 41202001 não foram entregues.
Já em Cubatão, a Secretaria de Saúde disse que acionou o Serviço de Vigilância Epidemiológica para fazer um levantamento da situação e identificar as pessoas que teriam tomado as doses da AstraZeneca já vencidas. Mongaguá explicou que recebeu o lote 4120Z005, com vencimento no dia 14 de abril, mas que ele foi aplicado entre janeiro e fevereiro.
A Secretaria Municipal de Saúde de Peruíbe informou que não recebeu os lotes das vacina AstraZeneca que foram citados e que o Grupo de Vigilância Epidemiológica, do Governo de São Paulo já confirmou que elas não foram enviadas para a cidade. Já Itanhaém justificou que houve um erro na digitação e confirmou que não recebeu o lote da vacina.
LEIA TAMBÉM