Aumenta a rejeição ao governo Bolsonaro
O enfrentamento e as iniciativas contra a pandemia são as principais causas
Foi publicado um levantamento sobre a avaliação do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) e o governo. E segundo o Instituto Datafolha, a reprovação aumentou e agora está em 51%. Esta é a pior marca registrada desde o início de mandato. O índice supera a marca de maio, quando 45% da população reprovava o mandato.
Outros 24% aprovam a gestão de Bolsonaro, mesmo índice de maio. Os que o consideram a gestão do presidente regular caíram de 30% em maio para 24% na pesquisa divulgada nesta quinta.
Veja os resultados da pesquisa:
- Ótimo/bom: 24% (eram 24% no levantamento anterior)
- Regular: 24% (eram 30%)
- Ruim/péssimo: 51% (eram 45%)
- Não sabe: 1% (era 1%)
A pergunta feita pelo instituto foi: “Na sua opinião o presidente Jair Bolsonaro está fazendo um governo ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo?”. Somados, os itens “ótimo” e “bom” correspondem ao percentual de aprovação da administração; e os itens “ruim” e péssimo”, ao de reprovação.
Os principais motivos para a rejeição se deve, principalmente, ao enfrentamento ao coronavírus, a demora da busca de vacinas, as mais de 520 mil mortes por Covid-19, além dos escândalos políticos.
A pesquisa ouviu 2.074 pessoas nos dias 7 e 8 de julho em 146 cidades brasileiras. Foram entrevistadas pessoas acima de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
LEIA TAMBÉM
CPI da Covid tem pedido de prisão contra ex-diretor do Ministério da Saúde