Frio chega e prefeituras da Baixada realizam ações para população de rua
Os abrigos estão abertos para receber os moradores


Conforme previsto, o tempo mudou e a frente fria chegou com temperaturas baixas e ainda com chuva na Baixada Santista. Nesta quarta-feira (28) as prefeituras da Região começaram os trabalhos de acolhimento e cuidados com a população em situação de rua.
O Climatempo alerta que esta frente fria está acompanhada de uma massa de ar polar, trará chuva, ventos fortes, ressaca e queda na temperatura na Baixada Santista. Os efeitos poderão ser sentidos já nesta quarta-feira. Mas segundo meteorologistas do Climatempo, o pico de frio acontece entre quinta (29) e sexta-feira (30), quando a mínima em Santos chegará a 7ºC.
Na cidade, a prefeitura comunica que começou a Operação Baixas Temperaturas foi intensificada. O serviço de abordagem à população em situação de rua será ampliado, contando com um aumento em 50% da capacidade de acolhimento dos abrigos. As ações incluem distribuição de alimentos e agasalhos. Moradores podem doar mantimentos entre quinta-feira (29) e sábado (31), das 9h às 17h, na sede do Fundo Social de Solidariedade (FSS), que fica na Avenida Conselheiro Nébias, 388, na Encruzilhada.
Os trabalhos no Centro Pop (Rua Amador Bueno, 446, Paquetá) foram ampliados e o serviço, mantido de segunda a sexta-feira (das 8h às 17h) passa a funcionar também aos sábados, domingos e feriados das 9h às 13h. Na porta da entrada, as pessoas em situação de rua recebem lanche, higienização e roupas, além de participarem de atividades e atendimento técnico.
Na abordagem nas ruas, o trabalho dos operadores sociais será ampliado, com uma equipe a mais atuando durante a noite. O serviço de abordagem social da Prefeitura pode ser acionado gratuitamente, 24 horas, pelo telefone 153.
Guarujá
A administração comunicou que foram intensificadas as abordagens a pessoas em situação de vulnerabilidade. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) ampliou a busca para oferecer acolhimento provisório. Uma equipe técnica vai atuar das 22h às 3h.
Guarujá comunica que as equipes percorrerão os principais pontos da cidade, áreas estratégicas, além de verificar os chamados telefônicos que chegam por meio do número 153. Durante a abordagem, aqueles que aceitarem ajuda serão encaminhados à unidade localizada na Rua Manoel Otero Rodrigues, 389, Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho.
A unidade tem capacidade para 40 pessoas, quantitativo que vai dobrar durante esta semana, para a operação especial. O horário noturno também foi ampliado, das 18h à meia-noite, e no período da manhã permanece das 8h às 18h. A população pode solicitar o Serviço de Abordagem Social pelo telefone (13) 3384-2756.
Cubatão
A prefeitura informa que o Centro Pop está cuidado dos trabalhos de acolhimento e aumentou o número de vagas da Casa do Recomeço e intensificou o serviço de abordagem. As buscas são feitas pela equipe composta por uma psicóloga, uma assistente social e dois técnicos de promoção social, que vão a campo atender e ofertar serviços disponibilizados pelo município.
A Secretaria de Assistência Social (Semas) da cidade realizará a Operação Acolher e Aquecer. O morador que ver uma pessoa em situação de rua em sofrimento causado pelo frio pode entrar em contato com o Samu, pelo número 192. O serviço faz parte do programa de Abordagem Social e caso o morador busque mais informações pode entrar em contato pelo número (13) 3375-2967.
Itanhaém
Na cidade, foram intensificadas as as ações realizadas no Centro de Referência para População em Situação de Rua (Centro Pop). A equipe técnica da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social percorrerá a cidade na quarta, quinta e sexta à noite, abordando os moradores em situação de rua, convidando-os para ficar no abrigo durante a onda de frio.
Os moradores podem doar cobertores ou roupas de frio no Fundo Social de Solidariedade, das 9h às 12h, e das 13h às 16h, na Rua Cunha Moreira, 61, no Centro, ou no Centro Pop, localizado na Rua Vitor Meireles, 51, no Belas Artes. As doações também podem ser realizadas por meio do telefone (13) 3427 5390, quando equipes vão até o local para fazer a retirada.
Peruíbe
A Prefeitura disse que irá realizar buscas nesta quarta-feira, a partir das 17h, com o objetivo de levar a população em situação de rua para um abrigo provisório que a administração municipal preparou para os dias de frio intenso. O espaço conta com 50 vagas.
A estrutura terá parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com a Secretaria Municipal de Defesa Social e o Fundo Social de Solidariedade. No local, será servido um jantar, café da manhã e contará com colchões e cobertores para todos os abrigados. A ação está prevista para acontecer até o próximo sábado.
Outras cidades da Baixada
A Prefeitura deMongaguá, por meio da Diretoria de Assistência Social (DAS), iniciou na segunda semana de julho, das 19h às 7h, o acolhimento para a população em situação de rua. A assistência está sendo realizada no Clube da Melhor Idade (Avenida Marina, 64 – Centro). No local são disponibilizados kits de higiene, banho com água quente, além de lanche noturno e café da manhã.
Já Praia Grande contará com uma operação especial no período noturno na quarta e quinta-feira. Nestas datas, uma equipe vai passar convidando e transportando as pessoas que estão em situação de rua a irem para o Abrigo Solidário.
Em Bertioga, desde o início do inverno as ações de abordagem social e acolhimento na Casa de Passagem acontecem até às 22h. Nos próximos dias, o serviço será otimizado com plantões para melhorar a abordagem e recepção dessas pessoas. A Casa de Passagem vai receber pessoas durante toda noite, nestes dias de frio intenso, além de contar com um veículo para busca e transporte, caso necessário.
LEIA TAMBÉM