MundoSaúde

Variante delta do coronavírus pode prolongar a pandemia

Relatório dos Estados Unidos aponta que o índice de contágio é mais rápido

O Brasil e o mundo começam a ensaiar um retorno a normalidade e lutam para acabar com a pandemia. Mas de acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos, a variante delta pode ser uma ameaça para prolongar por mais tempo a pandemia no planeta.

A cepa tem avançado, inclusive nos países onde a vacina está mais avançada, como em Israel, Estados Unidos, no Reino Unido e na própria China, onde a Covid-19 surgiu. Para se ter uma ideia, no Reino Unido, a variante delta é a responsável por mais de 90% dos casos divulgados diariamente. Já no Brasil, ela já foi confirmada em mais de 200 pessoas e já provocou 20 mortes.

Os detalhes do estudo

Segundo os estudos, essa nova versão é transmitida com muito mais facilidade. Ela tem maior probabilidade de evadir o sistema imunológico, responsável pelas defesas do nosso organismo. Mas um relatório interno vazado do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão ligado ao Departamento de Saúde dos EUA, chegou a novas constatações sobre a variante. Ela tem gerado uma maior preocupação em todas as autoridades mundiais.

Ela pode postergar o controle da pandemia ao redor do mundo por meio da vacinação. O documento mostrou que a delta se espalha muito mais rápido. Ela tem maior probabilidade de infectar vacinados. Mas também pode desencadear doenças mais graves nos não vacinados em comparação com todas as outras variantes do coronavírus conhecidas.

Além disso, a variante delta também tende a romper com mais facilidade as proteções oferecidas pelos imunizantes. Apesar disso, a probabilidade de pessoas vacinadas espalharem o vírus, se infectadas, é muito mais rara em comparação com pessoas não vacinadas, acrescenta a agência no relatório, uma apresentação de slides preparada por funcionários obtida com exclusividade pelo jornal americano Washington Post e reverberada pelo restante da imprensa daquele país nos últimos dias.

LEIA TAMBÉM

Agência bancária de Jundiaí é fechada após casos suspeitos de Covid-19

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo