Saúde

Governo de São Paulo pode mudar o calendário e antecipar a aplicação da terceira dose

Os idosos com 60 anos ou mais devem ser imunizados

O Governo de São Paulo estuda fazer mudanças no calendário de vacinação contra a Covid-19. A terceira dose deve ser aplicada, seguindo as orientações das autoridades e especialistas de saúde e vai começar a partir de 6 de setembro. A informação foi confirmada nesta quarta-feira e os primeiros a serem vacinados serão os idosos com 60 anos ou mais.

O governador João Doria (PSDB) deu detalhes sobre a terceira dose, que foi anunciada pelo Ministério da Saúde. A pasta federal vai aplicar a terceira dose para quem tem 80 anos ou mais e para quem é imunossuprimidas a partir de 15 de setembro.

“Desde a semana passada, o comitê vem discutindo com a área da saúde do governo de São Paulo e também com o comitê do PEI, a proteção das pessoas com mais idade, com mais de 60 anos, e essa decisão foi finalizada hoje pela manhã e para aumentar a proteção do público com mais de 60 anos, suscetíveis, portanto, aos efeitos da covid-19”, disse.

Segundo o Governo de São Paulo, a antecipação da data foi definida pelo Programa Estadual de Imunização (PEI). Foi dada uma recomendação do de grupo de médicos e cientistas responsável pela condução da crise da Covid-19.

Necessidade da terceira dose

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas confirmou a entrega de mais 4 milhões de doses da CoronaVac, mas também ressaltou que já está tudo pronto para aplicar uma terceira dose para a população idosa. Ele reconheceu o avanço da vacina e da queda de casos e mortes. No entanto, a variante Delta preocupa e por isso reforçou a necessidade da terceira dose.

“Os casos no Brasil ainda continuam caindo, as internações caindo, e os óbitos mais ou menos estáveis nesta última semana. Se eventualmente vier a prevalecer a variante Delta, essa situação terá que ser enfrentada”, contou.

Já João Doria falou dos detalhes que definiram a aplicação da terceira dose e da mudança do calendário. “O comitê científico já discutiu esse assunto na reunião no final da semana passada. Ontem, eu participei de um almoço com o comitê científico, um dos temas foi esse, e amanhã, o que se combinou é a validação do posicionamento desse comitê científico no PEI, no grupo do PEI, no comitê do PEI, que é o programa estadual de imunização”, disse.

“Portanto, essa avaliação já foi feita pelo comitê científico. Ontem, eu fui comunicado dessa decisão num almoço, estavam todos os membros presentes e foi tomada a decisão de validar isso amanhã, na reunião do PEI. E o anúncio será feito nessa sexta-feira”, completou o governador.

LEIA TAMBÉM

Estudo aponta aumento de anticorpos com dose de reforço da Janssen

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo