Conjunções de planetas com a Lua podem ser vistas da terra
Elas vão ocorrer por quatro vezes ao longo do mês.
O céu sempre proporciona momentos incríveis que merecem ser apreciados. Um dos fenômenos envolve a lua e quem puder pode conferir a chamada luz cinérea.
De acordo com a fotógrafa astronômica Eneida Pereira, estas conjunções ocorrem em todos os meses. Mas no caso de setembro serão quatro. “Em astronomia uma conjunção é um evento aparente que ocorre quando 2 ou mais objetos espaciais são visíveis muito próximos dos outros. Em geral, conjunções ocorrem entre a Lua e os planetas (Vênus, Mercúrio, Marte, Júpiter e Saturno)”.
Uma das conjunções, deu para ser vista nesta sexta-feira. Vênus deu o ar de sua graça e a fotógrafa registrou este momento.
Ainda segundo Eneida, os objetos espaciais só aparecem estar perto no céu para os observadores da Terra. Um dos exemplos que ela mostra ao Rede NoticiaZ envolve a lua em conjunção com o planeta Mercúrio. O astro estava crescente côncava 4,3% iluminada. Por isso essa luz chama-se luz cinérea.
Entenda o fenômeno
O fenômeno da luz cinérea é a possibilidade de se observar a parte escura da Lua iluminada de modo tênue. Este é um fenômeno observável nos dias que precedem e sucedem imediatamente a fase de Lua Nova, após o quarto minguante e antes do quarto crescente.