VÍDEO – GCM solta spray de pimenta contra homem sem máscara
Morador de rua estava em praça pública.


Um agente da Guarda Civil Municipal de Praia Grande usou um spray de pimenta contra um homem em situação de rua, sob a alegação de que ele estava sem máscara, na noite desta terça-feira (14).
A população que estava no entorno na Praça Duque de Caixias, no Canto do Forte, protestou contra a atitude do guarda. “Isso é desumano!”, gritou um dos rapazes que estava no local.
Sem máscara
Jovens estavam no local andando de skate, por volta das 22h, quando dois guardas da GCM chegaram proibindo a atividade e falando que iriam apreender os objetos. Em seguida, mandaram os presentes colocarem a máscara. No entanto, o jovem diz que não há nenhuma placa no local proibindo o público de andar de skate ou patins. “Alguns GCMs falam que pode andar, só não pode subir nos bancos. Outros falam que pode”.
Ele conta que todos os presentes colocaram a máscara. No entanto, um homem em situação de rua que estava no local não o fez, alegando que não tinha uma.
Segundo o relato da testemunha, um dos guardas disse: “Você vai embora daqui, ou vou ter que te tirar à força”, ao que o homem respondeu, “Eu não tenho máscara, e aqui é uma praça pública”. Neste momento, conta, foi quando o guarda lançou o spray contra o rosto dele.
Naquela hora, as pessoas que estavam no local reclamaram da atitude dos policiais, e alguns vários começaram a gravar. “O policial ficou falando, Vocês estão com dó? Leva para a casa., e que faria de novo”, relata a testemunha, e que um dos guardas ameaçou prender os jovens e apreender os skates.
Chegaram no local mais três viaturas e um carro elétrico da Guarda Civil Municipal. A testemunha conta que todos no local foram abordados, e quem estava sem máscara, recebeu multa.
Em nota, a Secretaria de Assuntos de Segurança Pública informou que as circunstâncias da ocorrência serão apuradas e, se constatado excesso de força, as medidas cabíveis serão tomadas.
LEIA TAMBÉM
Corpo de homem encoberto é achado em rodovia de Guarujá



