Morre a atriz e comediante Marina Miranda, a Dona Charanga da ‘Escolinha’
Ela sofria de Alzheimer e estava com infecção urinária e doença pulmonar
A arte e a cultura brasileira estão em luto nesta terça-feira (21). Morreu na noite de segunda (20) a atriz e a comediante Marina Miranda, aos 90 anos, no Rio de Janeiro. Ela ficou marcada como a Dona Charanga, da ‘Escolinha do Professor Raimundo’.
A artista estava internada desde domingo (19) no Hospital Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul, com quadro grave. A atriz, que sofria de Alzheimer, estava com infecção urinária e doença pulmonar. Ela acabou não resistindo e faleceu.
Conheça a história
Marina Miranda trabalhou em programas como “A Escolinha do Professor Raimundo”, onde interpretava a Dona Charanga, e “Balança, Mas Não Cai”. Ela construiu uma carreira com personagens marcantes e com Tião Macalé formou uma dupla inesquecível.
Em 1977, fez a novela “Dona Xepa” ao lado de Yara Cortes e Nívea Maria. Participou também de minisséries como “Tenda dos Milagres”, em 1985, e nos anos 1990 fez “O Dono do Mundo”.
Repercussão dos famosos
A morte de Marina Miranda mexeu com muitos artistas. O humorista Helio de La Peña fez uma homenagem em sua rede social:
“Meus profundos sentimentos. Marina Miranda foi um ícone pouco reconhecido. Por décadas foi uma mulher preta pioneira no humor irreverente, iconoclasta, abusado. Marina alegrou muito a minha infância. Tenho o maior respeito por sua história e muita admiração pelo seu talento de fazer rir. Como bem diz seu biógrafo @clovis_correa_rj , Marina era muito além da Crioula Difícil, seu personagem mais marcante. Descanse em paz, minha rainha. Que a família e os fãs guardem os bons momentos que Marina nos proporcionou”, postou no Instagram.
Também por uma rede social, Paulo Cintura, que também trabalhou na “Escolinha do Professor Raimundo”, lamentou a morte da atriz.
“Mais uma estrela da TV sobe para integrar o elenco CELESTIAL da Escolinha do Prof. Raimundo. Que Marina Miranda tenha Boa Luz e Paz no Espírito”, diz o post.
LEIA TAMBÉM