Explosão próximo de mesquita no Afeganistão deixa mortos
O Talibã confirmou o atentado, mas sem revelar a quantidade
Neste domingo (3) houve uma explosão próximo à uma mesquita em Cabul, Capital do Afeganistão. Pessoas que estavam no local morreram devido ao atentado. A informação foi confirmada após uma publicação na rede social feita por Zabihullah Mujahid, porta-voz do Talibã.
Segundo informações, a explosão aconteceu perto da entrada da mesquita de Edi Gah, segundo Mujahid. Mas o porta-voz não disse quantas pessoas morreram e nem se há feridos. Por enquanto nenhum grupo assumiu a autoria da explosão.
A explosão ocorreu na principal via do lado de fora da mesquita, onde estava sendo conduzida uma cerimônia para a mãe do próprio Mujahud, segundo a Reuters. Todas as vítimas são civis. Um dirigente do Talibã chegou a dizer à agência que ao menos duas pessoas morreram e três ficaram feridas.
Voo fretado para o Catar
Neste domingo, um voo fretado saiu do Afeganistão e foi ao Catar com 235 passageiros que serão abrigados provisoriamente no país da Península Árabe. Esse é o quinto voo fretado que deixa o Afeganistão desde que as forças dos Estados Unidos se retiraram do país.
O Catar, um aliado dos EUA, virou um interlocutor importante entre os países do Ocidente e o Talibã.
A maior base militar americana no Oriente Médio está no Catar, e foi nesse país que ocorreram os diálogos entre o Talibã e governos dos EUA e de outros países desde 2013.
LEIA TAMBÉM
Depois de 20 anos, Estados Unidos retiram as tropas do Afeganistão