PolíciaSantos

GCM de Santos inicia treinamento para porte de arma de fogo

100 agentes estarão aptos para utilizar armamento

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos, iniciaram um treinamento para porte de arma de fogo. A capacitação, que segue até o final do ano, permitirá que um total de 100 agentes estejam prontos para utilizar o armamento.

O uso de armas de fogo pela GCM foi autorizado no dia 30 de outubro de 2019, quando a prefeitura municipal sancionou a lei 1.061, que autoriza o porte e o uso de armas de fogo em serviço pela Guarda.

Segundo a administração municipal, os agentes ainda não trabalham armados. Porém, na última sexta-feira (8), a primeira turma com 35 integrantes participou de uma aula inaugural.

Os agentes receberam instruções em Guarujá, município com o qual a Secretaria de Segurança de Santos estabeleceu acordo de cooperação técnica. Na aula inaugural, eles aprenderam sobre o manuseio de arma de fogo, além de noções de legislação referente às regras de segurança e as exigências de posse e uso de armamento.

Entre os dias 18 e 22 deste mês, os guardas passam por aulas práticas para conhecer os procedimentos de montagem e desmontagem das armas. No último dia, eles passarão pelos exercícios práticos e avaliação de tiro.

O treinamento, que cumpre critérios estabelecidos por meio de um convênio com a Polícia Federal, terá duração de duas semanas, com carga horária de 160 horas, distribuídas entre aulas teóricas e práticas. Antes das aulas teóricas, em agosto, os agentes passaram por avaliação psicológica, o que também é uma exigência da lei municipal.

Assim que todo este processo for concluído, a corporação receberá da Polícia Federal a autorização para o porte. Até o final deste ano, a Prefeitura de Santos prevê que 100 guardas civis municipais estejam capacitados para trabalharem com o armamento.

LEIA TAMBÉM
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo