Um projeto de lei (PL) que está tramitando na Câmara de Guarujá, pode garantir a gratuidade nas tarifas dos ônibus municipais a jovens desempregados. O texto está previsto para passar por votação na próxima sessão ordinária, na terça-feira (19).
O PL 143/2021 é de autoria do vereador Wagner dos Santos Venuto (Democratas). A isenção é direcionada a jovens com idades entre 16 e 24 anos que estejam desempregados ou em busca do primeiro emprego.
No entanto, o benefício só terá duração enquanto perdurar a situação de desemprego. Como justificativa, o vereador apontou que o número de desempregados no Brasil já totalizou 14,8 milhões de pessoas. “O jovem em busca do seu primeiro emprego depende dos pais ou de amigos para conseguir seu transporte”, escreveu ele, na proposta.
“O incentivo ao primeiro emprego deve partir de toda a sociedade, das empresas e do próprio poder público, portanto, uma forma de incentivar a busca desta nova vida é o que se pode fazer”, finalizou no texto. O projeto de lei foi pautado para passar por votação na última sessão ordinária, que foi adiada e está prevista para a pauta da semana que vem.