CulturaSantos

Imagens do fotógrafo Anderson Bianchi são expostas em Santos

Ele foi vítima da Covid-19 e era considerado um dos melhores fotógrafos da cidade

Para marcar a retomada das atividades culturais de Santos, começa neste sábado (16) uma exposição de fotos tiradas do arquivo pessoal do fotógrafo Anderson Bianchi. O profissional que atuou por anos na prefeitura morreu aos 49 anos em julho deste ano em decorrência da Covid-19.

A viúva de Anderson, Natália Farah Flórido, de 40 anos, explicou que a exposição era um sonho antigo do marido. “Era o sonho dele ter uma exposição, e só foi concretizado agora. Era uma meta dele para 2021, inclusive. Eu estava mexendo nas coisas dele, e estava escrito em um papel ‘3 exposições'”, relembra.

Anderson morreu na madrugada de 17 de julho. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Vitória, em Santos. Ele testou positivo para a doença em junho, e passou duas semanas internado. Cerca de 50% dos pulmões estavam comprometidos pela doença, e ele apresentou complicações cardíacas.

O profissional era muito conhecido na cidade, e colegas de trabalho pensaram, um mês depois do falecimento, em como fazer uma homenagem. Sabendo que ele possuía um HD com fotos importantes, tiradas ao longo dos anos de profissão, entraram em contato com Natália para pedir acesso, e passaram a trabalhar em cima do material. Das imagens, 13 foram selecionadas por um grupo de fotógrafos amigos e colegas de Bianchi.

Projeto

A exposição marca a retomada das atividades culturais na cidade. A ideia da homenagem surgiu dos colegas de trabalho. Vagner Dantas comenta que, sabendo que ele tinha um acervo, a equipe da Cultura da prefeitura pensou na iniciativa. Colega há anos, ele e outro fotógrafo buscaram a esposa de Bianchi para pegar as imagens.

“Esse HD era pessoal do Anderson, uma coisa dele. Acreditamos que eram as imagens que ele mais gostava. Em um primeiro momento, reduzimos para 80 imagens selecionadas. O que mais me deixou feliz foi ver o quanto ele foi evoluindo como fotógrafo. O Anderson era muito estudioso, o que mais me chamava atenção como colega dele era isso”, relembra Vagner.

Escolhas das fotos

O colega que o ajudou nesse processo foi o também fotógrafo Marcelo Martins. Ele explica que, após selecionarem as 80 imagens, pediram para que professores, amigos e colegas de Anderson, um grupo de nove pessoas, vissem essas fotos e escolhessem as cinco que mais remetessem a elas quem era o profissional. A partir dessas selecionadas, eles fizeram uma última escolha, e deixaram as 13 finais, que serão expostas.

“Cada um teve o seu sentimento na escolha da foto. Com tudo isso em mãos, fizemos a exposição. Eu trabalho desde o primeiro dia em que ele colocou o pé na prefeitura. Ele sempre foi muito querido por todos. Eu acompanho o Anderson como irmão mesmo, nosso contato era absurdo, e ele era uma pessoa muito amada”, relembra Marcelo.

A mostra foi nomeada ‘Empatia’, e ficará no Museu da Imagem e do Som de Santos (Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). Ela marca o retorno das atividades da Secretaria de Cultura (Secult), no próximo dia 26 de outubro, às 19h, e ficará até o dia 5 de novembro. Ela poderá ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Mas a abertura será restrita a familiares e convidados.

História

Bianchi trabalhava como fotógrafo na Prefeitura de Santos. Ele entrou na administração municipal com apenas 14 anos, atuando como patrulheiro na gráfica e composição do Diário Oficial, pela Progresso e Desenvolvimento de Santos (Prodesan).

A prefeitura divulgou, em nota de pesar, que foi na administração municipal que ele foi incentivado a cursar a faculdade de jornalismo. Ele se formou em 2003 na Universidade Santa Cecília, e descobriu sua paixão pela fotografia.

Além do trabalho em campo, ele também atuou como editor de fotografia e no atendimento à imprensa. Bianchi contribuiu com suas imagens para os livros sobre o Teatro Guarani, Museu Vivo de Bondes, ‘Santos, Caminhos da Memória’, entre outros. Também doou seu tempo livre como instrutor voluntário no Instituto Devir Educom.

LEIA TAMBÉM
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo