Palmeiras bate o Sport de virada e retoma a vice-liderança do Brasileirão
Verdão dá 30 chutes a gol, mas só com a bola parada chega as redes
O Palmeiras está de volta à vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Nessa segunda-feira (26), no Allianz Parque, o Verdão teve um páreo duríssimo contra o Sport, que luta contra o rebaixamento e que saiu na frente. Mas com o poder decisivo de Felipe Melo, o Alviverde conseguiu a vitória no final.
Logo nos primeiros minutos a equipe do técnico Abel Ferreira foi surpreendida com o ataque do Leão, que abriu o placar. Aos 3 minutos, após roubada de bola, Luciano Juba foi lançado em profundidade, cruzou e viu Leandro Barcia chegar pela direita para finalizar e fazer 1 x 0, após a confirmação do VAR.
O Sport chegou a ter mais posse de bola e controlar alguns momentos da primeira etapa. No entanto, o Palmeiras naturalmente tomou conta das ações, tentando o empate. Inicialmente, a opção foi pelas bolas em velocidade com Rony e Dudu – que levaram perigo, é verdade, com Rafael Thyere salvando um chute cruzado de Rony quase em cima da linha.
Por pouco o Palmeiras não empata graças ao presente de Sabino, zagueiro do Sport. Ele escorregou no campo de defesa, Luiz Adriano roubou a bola, avançou e exigiu grande defesa de Maílson. No fim, Piquerez quase empatou após jogada trabalhada pela direita e mais uma finalização defendida.
Etapa final e virada palmeirense
O técnico Abel Ferreira colocou Gustavo Scarpa no lugar de Danilo e a mudança seria decisiva no jogo. Com o meia em campo, o Palmeiras ganhou qualidade na bola parada, que era a principal arma importante diante de uma defesa fechada como a do Sport.
A equipe pernambucana perdeu a capacidade de reter a bola, e o jogo virou praticamente um ataque contra defesa. No início, vantagem para o Leão: Maílson segurou o Verdão em pelo menos três lances. Mas nos escanteios estava a chave alviverde. Aos 7 minutos, Scarpa cobrou, a bola desviou em Luiz Adriano e entrou. Como sinal de protesto após críticas, o centroavante chegou a fazer sinal de silêncio para a torcida. Mas ele foi contido pelos companheiros e a paz voltou entre o jogador e a torcida.
Aos 9, Scarpa cobrou de novo, e o Palmeiras quase virou após bate-rebate. Após mais chances perdidas com Gustavo Gómez, Dudu e Willian, a virada enfim chegou: aos 36, Scarpa cobrou escanteio, Willian desviou para trás, e Felipe Melo fez o gol da vitória. Além dos 3 pontos, Felipe Melo foi responsável pelo gol de número 400 do Palmeiras no Allianz Parque.
E agora?
A vitória leva o Palmeiras aos 49 pontos, novamente na segunda posição, a 10 pontos do líder Atlético-MG – que tem um jogo a menos no Campeonato Brasileiro. Já o Sport continua em 18º lugar, com 27 pontos, e perde a chance de deixar o Z-4.
O Palmeiras volta a campo no próximo domingo para enfrentar o Grêmio, às 16h (de Brasília), na arena do time gaúcho, pela 29ª rodada do Brasileirão. Já o Sport pega o Bragantino nesta quinta-feira, às 19h, no Nabi Abi Chedid, em jogo antecipado da 34ª rodada. O motivo é por conta da presença do clube paulista na final da Copa Sul-Americana, em 20 de novembro.
LEIA TAMBÉM
Bragantino vence o São Paulo e fica a dois pontos da vice-liderança do Brasileirão