Santos

Santos faz celebração ao Dia da Consciência Negra

Além das celebrações, a cidade passa a oferecer um atendimento em áreas como a saúde e ao trabalho para a população negra residente do município

A cidade de Santos realizou, neste sábado (20), homenagens ao Dia da Consciência Negra, celebrado todo dia 20 de novembro, em alusão à morte de Zumbi dos Palmares que, segundo registros históricos, ocorreu nessa data.

Além das celebrações, a cidade passa a oferecer um atendimento em áreas como a saúde e ao trabalho para a população negra residente do município. Os serviços variam de ofertar maiores oportunidades no empreendedorismo e trabalho, assim como ofertar serviços de saúde à população negra.

Além disso, foi erguido um busto a Iemanjá, orixá das religiões de matrizes africanas, como Candomblé e Umbanda, de frente ao Aquário de Santos, um dos principais pontos turísticos da cidade. Para os organizadores, esse foi uma das principais conquistas para o dia de hoje, tendo em vista todo o preconceito que estas religiões sofrem.

“Esse dia [de reflexão à Consciência Negra] é para celebrarmos a importância da luta na figura de Zumbi dos Palmares. Ainda, um dia de resistência, homenagens e para avançarmos em políticas públicas destinadas aos negros, que são a maioria da população deste País”, comentou Ivan Miguel Evangelista Santos, coordenador da Igualdade Racial e Étnica da Prefeitura de Santos.

“Nessa pandemia os negros foram os mais prejudicados, tanto em acesso a suprimentos, quanto à manutenção de trabalhos. Infelizmente, ainda enxergam o negro como um subproduto. Ainda está longe de atingirmos e sermos aceitos com igualdade” complementa Santos. “Nessa pandemia, o negro ficou ainda mais vulnerável”, afirma.

LEIA TAMBÉM

Vacinação em Santos: Veja quem pode se vacinar neste sábado

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo