

Alerta no Brasil em relação a mais um caso de Covid-19. Um passageiro brasileiro voltou da África do Sul e testou positivo para o coronavírus. Ele desembarcou no Aeroporto de Guarulhos e já está isolado. Segundo a Agência Nacional de Vigilãncia Sanitária (Anvisa) há a suspeita dele ter contraído a variante ômicron.
Até o momento não há a confirmação se o passageiro contraiu a nova variante. O paciente, que já está em isolamento, é vacinado, segundo a agência. É um homem, de 29 anos, morador de Guarulhos, que está em casa e tem apenas sintomas leves da doença.
“A Agência fiscaliza e exige, por força de portaria interministerial, que o viajante apresente exame PCR negativo para Covid-19 realizado em, no máximo, 72 horas antes do voo internacional (na origem do voo)”, diz a nota da Anvisa.
Em nota, o Ministério da Saúde ressaltou que “não foi identificado nenhum caso confirmado da variante B1.1.529 [a ômicron] no Brasil” e informou que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do estado de São Paulo também realiza o rastreamento e monitoramento dos outros passageiros e tripulantes do voo.
A chegada dele
O passageiro em questão chegou ao Brasil com teste negativo, assintomático. Mas após sua chegada, às 21h12 do sábado (27), a Anvisa foi informada sobre o resultado positivo de um novo teste de RT-PCR. Ele foi realizado pelo laboratório localizado no Aeroporto de Guarulhos.
“Diante do resultado, a Agência notificou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional, estadual e municipal, às 1h07 do dia 28/11. A Vigilância epidemiológica do Município de Guarulhos também foi acionada para acompanhamento do caso.”
O paciente está em isolamento e cumpre quarentena em casa, de acordo com a Anvisa. Agora os órgãos de saúde estadual e municipal passam a fazer o monitoramento do caso, que também é acompanhado pelo Ministério da Saúde. O sequenciamento genético para a identificação da cepa do vírus está sendo feito pelo Instituto Adolfo Lutz, e a previsão é que a análise fique pronta em até cinco dias.
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de São Paulo (CIEVS) diz que acompanha e auxilia nas investigações de todas as variantes que causam preocupação, tais como alpha, beta, gama, delta e ômicron.
A partir desta segunda (29), o Brasil vai fechar as fronteiras aéreas para passageiros vindos de seis países do Sul da África. O voo, da companhia Ethiopian Airlines, foi o único vindo do continente africano no sábado para o Aeroporto Internacional de Guarulhos e não há previsão de novos voos para este domingo.
LEIA TAMBÉM