Cascavel fatura a Liga Nacional de Futsal com goleada sobre o Sorocaba
Equipe paranaense conquista a competição pela primeira vez

‘Quem espera sempre alcança’, já dizia um velho ditado. E ele valeu para o torcedor do Cascavel, que esperou 30 anos após a fundação para ser campeão pela primeira vez da Liga Nacional de Futsal. E a conquista veio com direito a uma goleada sobre o Sorocaba neste domingo (19), por 6 a 0. A partida aconteceu no Ginásio da Neva, em Cascavel, no Paraná.
No jogo de ida, o Cascavel venceu o jogo de ida por 3 a 1 e tinha a vantagem. Só que no duelo de volta, os paranaenses vieram pra cima. Roni recebeu passe pelo alto, deu um lindo chapéu em Lucas Oliveira, mas na hora da finalização, Leozinho salvou o Sorocaba. No lance seguinte, porém, não teve jeito: Dieguinho recebeu passe rasteiro e, com liberdade, completou para o fundo do gol para aumentar ainda mais a vantagem dos paranaenses.
Sem conseguir encontrar espaços para propor o jogo, o Sorocaba abusou das faltas nas posses de bola adversárias. Mas foi justamente em uma bola parada que os paulistas quase chegaram lá: em jogada ensaiada, Rodrigo recebeu e soltou a bomba. André Deko deu o rebote e Leandro Lino tentou de cabeça, mas o goleiro do Cascavel apareceu mais uma vez para segurar firme.

Sorocaba seguiu assustando nas cobranças de falta de Rodrigo, uma delas desviada com muito perigo, e o Cascavel respondeu com Carlão, que se enrolou e desperdiçou chance debaixo da trave e, no lance seguinte, acertou a trave. Em um lance de falta de comunicação entre Lucas Oliveira e Kevin, a bola sobrou com os donos da casa e chegou até os pés de Gustavinho. Com o gol parcialmente vazio, o ala emendou para o gol e abriu 2 a 0.
Goleada consolidada
Em larga desvantagem, os paulistas tentaram uma reação rápida e, em contra-ataque, Charuto saiu em ótima condição para diminuir, mas parou em André Deko. Pouco depois da metade do primeiro tempo, Gabriel Gurgel deu show ao deixar dois adversários no chão com um corte seco e rolar para Roni, na boa, só completar para as redes e fazer o terceiro. Foi o 18º gol do pivô, que assumiu a artilharia isolada da competição.
Perdido em quadra, o Sorocaba levou o quarto logo na sequência. Gurgel fez mais uma grande jogada e chutou em cima de Lucas Gomes. O desvio fez a bola parar dentro do gol e, precisando fazer cinco gols, o time do interior paulista apelou para o goleiro-linha com sete minutos restando para o fim da primeira etapa. Só piorou e, em saída errada de Rodrigo, Roni recuperou e fez o quinto. Em seguida, foi a vez de André Deko defender chute fraco e, da sua área, finalizar para marcar o sexto.
A segunda etapa começou mais equilibrada. Com o título mais que encaminhado, o Cascavel tirou o pé e deu mais espaços ao Sorocaba, que passou a criar chances. Em chute forte de longe de Charuto, André Deko fez mais uma grande defesa e levou a torcida ao delírio. Em um contra-ataque, Zequinha tentou encobrir Lucas Oliveira e acertou o travessão. No rebote, Ernani dividiu com a marcação, mas também parou na trave.
Sem o goleiro-linha, o Sorocaba teve mais posse de bola na quadra de ataque. Em jogada de habilidade de Pedrinho, Zequinha chegou rasgando e, pelo excesso de força, acabou advertido com o cartão amarelo. O lance gerou desentendimento entre os jogadores e um festival de advertidos, entre eles, o capitão Rodrigo, do time paulista, e jogadores do banco de reservas das duas equipes.
LEIA TAMBÉM
São Paulo bate o Santos e garante a Ladies Cup com 100% de aproveitamento