Vacina contra a Covid-19 é segura, informa secretária do Ministério da Saúde
Após anúncio, governador de São Paulo fez uma própria carteirinha de vacinação
A secretária extraordiniária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, que faz parte do Ministério da Saúde, assinou uma nota técnica sobre a vacinação contra o coronavírus para crianças. Segundo ela, o imunizante para crianças de 5 a 11 anos é segura. O documento foi enviado para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Esta declaração vai na contramão dos questionamentos do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele diz haver “desconfiança” e uma “interrogação enorme” em relação a supostos efeitos colaterais da aplicação de vacinas contra a Covid em crianças.
“Antes de recomendar a vacinação [contra a] Covid-19 para crianças, os cientistas realizaram testes clínicos com milhares de crianças e nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada”, diz Melo na nota técnica.
A secretária diz ainda que a análise técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é feita de “forma rigorosa e com toda a cautela necessária”.
“As vacinas [contra a] Covid-19 estão sendo monitoradas quanto à segurança com o programa de monitoramento de segurança mais abrangente e intenso da história do Brasil“, diz o documento.
Doria se manifesta
Depois deste anúncio feita pela secretária do Ministério da Saúde, o governador João Doria se manifestou sobre o assunto. Além de pedir para que o governo federal libere a vacinação para crianças, ele, inclusive criou uma carteira de vacinação específica para este público.
“Precisamos vacinar nossas crianças! A carteirinha de vacinação para crianças de 5 a 11 anos já está pronta em SP. Aguardamos a aprovação da Coronavac pela Anvisa ou importação da vacina da Pfizer pelo Governo Federal. E iniciaremos a vacinação imediatamente”, publicou Doria.
LEIA TAMBÉM
Centro de Vacinação de Louveira só funciona até quarta-feira