Cinco pessoas da mesma família morrem soterrados durante as chuvas em Minas Gerais
Família passava pela BR-040, quando o dique de mina transbordou
A chuva que cai em Minas Gerais vitimou uma família. Cinco pessoas da mesma família morreram após carro ser soterrado por um deslizamento de encosta dentro do condomínio Retiro do Chalé, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O caso aconteceu no sábado (8) e até o momento 145 cidades já estão em situação de emergência.
Os corpos de três adultos e duas crianças foram localizados pelos bombeiros nesta segunda-feira (10). O primeiro corpo localizado pelos bombeiros foi o da Ana Alexandrino Santos, de 3 anos, que estava no carro com o pai dela, Henrique Alexandrino dos Santos, de 41, com a mãe, Deisy Lúcia Cardoso Alexandrino dos Santos, de 40, e o irmão Vitor Cardoso Alexandrino Santos, de 6.
Também estava o motorista, Geovane Vieira Ferreira, de 42 anos, que também era da mesma família. Apenas os corpos da mãe e filha haviam sido identificados por familiares. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de BH.
O acidente
De acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais, o carro foi arrastado pela lama por cerca de 400 metros e foi “completamente destruído”. Com o impacto, a menina foi arremessada para fora do veículo. A família saiu da cidade de Paula Cândido, na Zona da Mata mineira, em direção ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.
Por volta das 13h30, Deisy ligou para familiares avisando que iria passar por outro caminho devido à interdição da BR-040, mas não informaram o trajeto. Às 15h, uma câmera do pedágio da Via 040, em Itabirito, flagrou o carro deles enquanto passava na rodovia.
Polícia Civil
“Sobre a ocorrência na BR-040, altura do condomínio Retiro do Chalé, em Brumadinho, as forças de segurança de Minas Gerais estão reunidas, neste momento, no local dos fatos, adotando as providências
iniciais cabíveis para apurar o desaparecimento de uma família. A atuação conjunta das forças de segurança faz o levantamento do que ocorreu no local, após o deslizamento de terra, que destruiu um imóvel e seria a possível causa do acidente que vitimou cinco
pessoas de uma mesma família em um veículo Toyota. Até o momento, a Polícia Civil confirma a morte de uma criança, com idade aproximada de 2 a 3 anos, cuja identidade ainda necessita de confirmação. Todos os esforços estão sendo empreendidos para elucidar os fatos”.
Cenário atual
Desabamentos, deslizamentos, pessoas ilhadas e inundações são registrados em pontos críticos de cada município. Até o início desta tarde, ao menos 33 pessoas foram resgatadas nas aeronaves Arcanjo do Corpo de Bombeiros. Os salvamentos ocorreram em Ibirité, Piedade das Gerais e Conceição do Pará.
Enquanto isso, os moradores da região da Usina do Carioca, no Centro-Oeste de Minas Gerais, foram alertados para deixarem suas casas, em razão do risco de rompimento da barragem. O Corpo de Bombeiros explica que a situação está sendo monitorada a todo instante, com equipes realizando a retirada de pessoas da região.
Veja o vídeo:
LEIA TAMBÉM